25 de setembro de 2022
Notícias Saúde

Relaxe com o exercício de respiração do Google

Por Luciana d’Anunciação

A ansiedade e o estresse estão cada vez presentes na sua rotina? Está com dificuldade de desacelerar e relaxar? Saiba que aquela expressão “respira, inspira e não pira” pode ajudar você a trazer mais bem-estar e tranquilidade para sua vida.

O Google criou um recurso chamado Exercício de Respiração de um minuto que é muito simples, rápido e fácil de usar. Basta pesquisar por “Exercício de Respiração” na barra de buscas do Google em qualquer dispositivo. O primeiro resultado será o exercício, com um botão de play para você começar.

No exercício, um círculo branco se expande e se comprime na tela. Basta você respirar, seguindo o ritmo indicado pelas palavras “inspire” e “expire” para desfrutar deste minuto de paz.

A professora Isabela Maria Braga Sclauser Pessoa, doutora em Ciências da Reabilitação e docente na Newton das disciplinas Fisioterapia Aplicada às disfunções Cardiovasculares, Pneumologia, Cardiologia e Angiologia, Estágio em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Vascular Periférica e Prática Clínica em Fisioterapia, explica de que forma a respiração é influenciada por nossas emoções.

“A sensação de bem-estar é traduzida pelo equilíbrio de emoções como, tristeza, raiva, amor e alegria. Quando nossa integridade física, mental e a sobrevivência estão ameaçadas, o medo e a ansiedade sobressaem e o organismo apresenta reações comportamentais, coordenadas pelo sistema límbico, localizado majoritariamente no encéfalo, no interior da caixa craniana. Reconhecidos pelo sistema límbico, o medo e a ansiedade estimulam a ativação do sistema nervoso simpático e a liberação de cortisol e de catecolaminas na corrente sanguínea, desencadeando sensações de fôlego curto, falta de ar, palpitações, sudorese, dentre outras.”

Conforme destaca Isabela Sclauser, “para controlar situações de estresse, a Fisioterapia Respiratória conta com uma vasta variedade de técnicas, cientificamente comprovadas, capazes de influenciar a mecânica respiratória e promover alívio da sensação de falta de ar e de fôlego curto”.

A docente ressalta que os “exercícios respiratórios terapêuticos, nome genérico usado para descrever os vários tipos de respirações controladas e voluntárias, podem ser realizadas com ou sem o auxílio de um dispositivo mecânico”.

Você já experimentou o exercício de respiração do Google? Conhece outras ferramentas que ajudam a relaxar? Compartilhe com a gente

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments