21 de novembro de 2024
Notícias

Saiba o que são as metodologias ativas e como elas favorecem o aprendizado

Por Luciana d’Anunciação

A evolução da informática e das tecnologias da comunicação tem proporcionado muitas transformações na dinâmica do aprendizado no contexto educacional. Com isso, educadores passam a ter acesso a novas possibilidades e ferramentas para utilizarem no processo de ensino-aprendizagem, como as metodologias ativas.

Para compreender o que são, como podem favorecer o aprendizado, quais os principais desafios para os educadores, entrevistamos Riviane Borghesi Bravo, professora do curso de Psicologia da Newton. A psicóloga é mestre em Ciências da Saúde e doutora em Educação pela UFMG. Na Newton, é professora das licenciaturas e do curso de Psicologia, nas disciplinas de Neurociências, Metodologia Científica, Psicologia Comportamental e Projetos de Pesquisa.

Newton Carreiras: O que são as metodologias ativas na educação? Qual é o papel dos educadores em sala de aula nas metodologias ativas?

Riviane Borghesi Bravo: Metodologias Ativas são ferramentas de trabalho educacional que têm por objetivo criar um processo ativo de ensino e aprendizagem, autônomo e participativo. Ou seja, já não é mais somente o professor como agente principal de transmissão do conteúdo e do conhecimento. O aluno passa a ter controle e ser responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem, enquanto o professor é o guia e o instrutor das atividades.

NC: Quais os benefícios mais importantes na utilização dessas metodologias para os alunos?

RBB: Muitas pesquisas nas áreas da educação e neurociências têm identificado que existem diversos processos de aprendizagem e diferentes aquisições do conhecimento. Principalmente, no que tange ao desenvolvimento das funções cognitivas específicas como memória, atenção, linguagem, funções executivas, etc.

Tais estudos têm mostrado que o nosso cérebro é capaz de assimilar melhor ao que foi exposto, dependendo do estímulo trabalhado. O modelo tradicional de ensino, em que o professor incentiva leitura, audição e observação, tem as menores porcentagens de aprendizagem. No caso das Metodologias Ativas, em que o aluno é incentivado a discutir com seus pares, criar e fazer as próprias atividades, ensinar e explicar aos outros, são meios mais eficazes de aprendizagem. Isso já é mostrado em pesquisas científicas.

NC: Quais os principais desafios para educadores aplicarem metodologias ativas? Como estimular o uso desta estratégia de aprendizado?

RBB: Ainda há certa dificuldade de compreensão dos nossos próprios educadores sobre o que são Metodologias Ativas. Há ainda um componente cultural, em que predomina o ensino tradicional, mesmo com a diversidade de materiais e, até mesmo, do uso da tecnologia ao nosso favor.

É preciso quebrar esse paradigma de educação sustentado há séculos, para abrir um campo novo de trabalho educacional. Parte disso se deve ao entendimento equivocado de que o aluno realizará atividades por conta própria, sem instrução ou sem acompanhamento adequado. As instituições podem, também, oferecer apoio aos educadores nesse sentido, compartilhando esses trabalhos, mostrando os resultados e promovendo estudos e debates sobre isso.

NC: Quais os maiores diferenciais em relação às metodologias mais usadas?

RBB: Tecnologias como computadores e internet são os maiores aliados, principalmente no momento que vivemos. As redes sociais, bem usadas, por exemplo, promovem fóruns, discussões, realizações de trabalhos conjuntos com a participação de estudantes de vários países.

Mas não é só o uso da tecnologia. O professor em sala de aula pode utilizar estratégias de comunicação, expressão, criação de projetos de pesquisa e de intervenção, execução de atividades externas em campo. Um modelo que eu gosto muito é chamado de sala de aula invertida, em que os alunos serão responsáveis pela dinâmica da aula no dia, elaborando a didática para passar o conteúdo e preparando exercícios com os colegas.

NC: Qualquer conteúdo ou disciplina pode ser trabalhada com estratégias das metodologias ativas?

RBB: Trata-se de uma adaptação e, também, alternativas diversificadas para tornar a aula mais agradável, com mais sentido, com maior correspondência à prática. É preciso ter cuidado e controle das atividades para não banalizar o processo, pois não é a liberdade para executar qualquer atividade, sem avaliação do professor do que está sendo aprendido pelo aluno.

NC: Como as metodologias ativas estão presentes no curso de Pedagogia da Newton?

RBB: O curso de Pedagogia da Newton é EaD, portanto, existe uma base comum com o uso material em que o aluno fará a leitura, as aulas expositivas tradicionais gravadas com slides e questionários na plataforma.

Mas, além disso, é possível aproveitar as ferramentas da internet para usar fóruns em que são debatidos temas atuais que merecem reflexão sobre uma situação-problema. A ferramenta de aula possibilita inúmeras atividades de interação e, também, o campo de estágio com atividades práticas, seminários, eventos educacionais com a participação ativa dos alunos.

E você, já conhecia as metodologias ativas? Já experimentou em sala de aula? Conta com a gente!

E para saber mais sobre os cursos de Pedagogia e de Psicologia da Newton, clique aqui e descubra opções para mudar o rumo da sua carreira.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários