30 de abril de 2024
Notícias

Conheça as carreiras do futuro que serão tendência em 2021

Por Geraldo Paim

Os recentes resultados do Guia Salarial da Robert Half destacam as carreiras do futuro que podem despontar em 2021. A pesquisa, baseada em processos seletivos e entrevistas de emprego, aponta tendências do mercado de trabalho a partir da área de Recursos Humanos. Embora não seja possível prever o cenário pós-pandemia, várias novas funções já mostram crescimento no mercado. Cargos que exigem contato coletivo e treinamentos presenciais, por exemplo, não puderam ser avaliados com precisão.

Nesse quadro, profissões que possibilitam a execução remota passam a ser vistos com outros olhos. A procura por pilotos de drones no agronegócio é um exemplo.

Várias dessas novas profissões não possuem muitas opções em formação técnica. O conselho de especialistas é que o profissional mantenha-se atualizado em sua área de estudo com comprovações e certificados de novas competências exigidas para a profissão.

Um desses campos é a tecnologia, que engloba ciência da informação, dados e saberes correlatos. A velocidade e volume com que essa área se expande em novidades demanda com a mesma intensidade a geração de novas competências.

Consequentemente, profissões novas para cada desdobramento de uma nova aplicação, modelo, produto ou serviço implementado no mercado. É impossível para a esfera educacional acompanhar com simetria esse ritmo. Até porque uma qualificação passa a ser obsoleta com a mesma rapidez do processo. Como resultado, proliferam cursos rápidos, oficinas, workshops e outras formas de deixar o profissional apto a desenvolver a nova função, muitas vezes aprendida em grande parte na prática.

O estudo também não mostra nenhuma melhoria em curto prazo para os salários.

Saiba quais são as carreiras do futuro que já esse ano merecem atenção:

Tecnologia:

? Arquitetos de segurança

? Detetives de dados

? Engenheiros de inteligência artificial

? DPO

Engenharia:

? Piloto de drone

? Engenheiro de georreferenciamento

? Engenheiro de dados

? Engenheiro de inovação

Jurídico:

? DPO

? Especialista de dados jurídicos (BI)

Vendas e marketing:

? Business Intelligence/CRM

Mercado financeiro:

? Data protection officer

? Analista de compliance LGPD

RH:

? People analytics

Seguros:

? Chief digital officer

? Analista/especialista de produtos digitais.

Mas, claro, não basta pular de galho em galho em cursos e cargos aleatórios. O ideal é investir em uma formação acadêmica e seguir sempre buscando a inovação. O mercado já está de olho nas carreiras do futuro. E você? Que tal uma conferida nos cursos de graduação disponíveis na Newton? Clique aqui!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments