25 de abril de 2024
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Veja algumas dicas de SEO para seu currículo se destacar na hora do recrutamento

Por Lígia de Matos

Procurar uma vaga sempre foi uma tarefa árdua e conseguir chamar a atenção dos recrutadores e responsáveis pelo RH das empresas é algo importante a se aprender. Que tal utilizar algumas dica de SEO no seu próprio currículo, para aumentar suas chances de conseguir um emprego?

SEO é a sigla para Search Optimization Engine. Em tradução livre, é uma técnica que ajuda a melhorar o posicionamento de um conteúdo nos resultados de busca do Google, por exemplo. A ideia aqui é usar o SEO para organizar melhor seu currículo e fazer com que ele se destaque quando um recrutador fizer uma busca online para uma vaga no seu perfil.

Como a primeira etapa de uma contratação é sempre a busca de currículos de profissionais que se enquadrem nos requisitos da vaga, é importante que as suas informações estejam claras e objetivas. Suas qualificações e experiências precisam estar bem descritas para facilitar na hora da procura.

Vale destacar que a dica serve tanto para os currículos em papel, quanto os digitais. No segundo caso, os profissionais de RH utilizam filtros para selecionar currículos que tenham o cargo, o objetivo profissional ou conhecimentos específicos, entre outras informações, que a empresa estiver procurando.

Aí surge outra dica importante que pode ajudar bastante: uso de palavras-chave. Da mesma forma que quando buscamos uma informação no Google, usamos expressões, palavras-chave, para encontrar o que queremos; se você utilizá-las bem em seu currículo, ele pode ser selecionado na triagem.

Mas é preciso usar termos que tenham relação com a sua profissão e suas qualificações. Não faça propagandas enganosas ou exagere no uso desses termos. O currículo precisa ter sentido, pois ele será lido pelos entrevistadores que se interessarem por ele.

Como colocar palavras-chave no currículo?

As palavras-chave são aquelas que o recrutador vai digitar para procurar determinado profissional. No seu currículo, elas devem ser inseridas ao longo do texto, em campos específicos. Mas já foi avisado: não adianta apenas jogar essas palavras pelo currículo. Os próprios anúncios das vagas vão dar a dica das palavras-chave que os recrutadores buscam. Fique de olho!

Alguns termos se repetem entre os anúncios de vagas de determinadas áreas. Para identificar os mais buscados na sua área, você pode observar diversos anúncios e fazer uma lista. É importante perceber quais palavras mais se repetem, o que as empresas costumam considerar “requisito para a vaga” e que tipo de experiência elas desejam que os candidatos tenham.

Depois de fazer a lista das palavras-chave mais buscadas em sua área, distribua-as ao longo do seu currículo, mas apenas aquelas que fizerem sentido. É bom reforçar algumas em mais de um campo do currículo, mas tome cuidado para não exagerar na repetição.

Confira a seguir algumas das palavras-chave mais importantes para algumas áreas de atuação. Vale lembrar que elas são apenas sugestões e que você só deve incluí-las no currículo se elas fizerem sentido para você, ok?

Se você ainda está em dúvida, veja alguns exemplos de palavras-chave que podem ser usadas em algumas áreas.

  • Área administrativa: operação, contratos e rotina administrativa.
  • Marketing:  social media, SEO, PPC e CRM.
  • Finanças: auditoria, cobrança, contas a pagar e a receber.
  • Desenvolvimento: HTML, Javascript, React e Ruby on Rails.
  • Direito: legislação, tributário, trabalhista e cível.
  • Design: UX, UI, experiência do usuário e Illustrator.

Por último, essa é uma dica conhecida, mas precisa sempre ser lembrada: revise tudo antes de enviar. Muitas vezes não enxergamos os erros e uma boa opção é pedir que outra pessoa revise o documento, para ver se passou algo despercebido ou se todas as informações estão facilmente assimiláveis. Com isso em mente, boa sorte!

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