19 de abril de 2024
Notícias

O poder pedagógico dos curtas-metragens infantis: Conheça 5 animações com menos 5 minutos que apresentam valores fundamentais para as crianças

Por Ítalo Mendes

É por meio do lúdico, nas mais diversas dinâmicas, como brincadeiras, jogos, músicas e, claro, com o cinema, que pais e profissionais da educação infantil ganham ferramentas eficientes para conseguir envolver as crianças em atividades que proporcionam entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo.

Entre essas, destacamos neste texto os filmes infantis, especificamente, os curta-metragens, que em poucos minutos conseguem divertir, despertar a imaginação, a criatividade e trazer reflexões importantes sobre valores humanos que as crianças podem levar para toda a vida.

Veja as 5 dicas que selecionamos para você indicar para a família e assistir agora mesmo.

1 – Nobody is Normal

Produzido pela Childline, instituição britânica que presta caridade a crianças e jovens que lidam com situações como bullying, abuso psicológico, divórcio dos pais, dentre outras que possam impactar essa fase fundamental de desenvolvimento, Nobody is Normal vem com um slogan tão eficaz quanto o seu projeto de apenas 1 minuto e 19 segundos:

“Independente de como você se sinta por dentro, você não está sozinho.”

Conduzido pela trilha de “Creep”, música da banda Radiohead, a pequena história apresenta um pré-adolescente com receios de se mostrar como verdadeiramente é.

2 – Piper

Realizado pela Pixar, reconhecida por clássicos infantis como a saga Toy Story e Divertida Mente, e vencedor do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação de 2016, Piper acompanha os primeiros passos da independência de um pequeno pássaro.

Em busca de alimento, ele tem suas primeiras aventuras, lida com contratempos, aprende na prática o valor da resiliência para conquistar o que deseja e nos mostra que sempre podemos aprender uns com os outros, seja qual for a nossa idade.

3 – Alcançar

Ensinar o valor do altruísmo para as crianças já é basicamente uma explicação metalinguística da palavra e de sua relevância.

Em Alcançar, o diretor Ahmed Elmatarawi elabora a trama de um personagem em meio a um deserto na busca por água. Ao entregar ao protagonista o que ele deseja, o curta propõe uma reflexão forte sobre a solidariedade, o senso de coletivo e as suas consequências positivas.

4 – O Menino que ganhou um cachorro sem pata

Assim como no primeiro filme desta lista, essa realização do cineasta Jacob Frey traz elementos que apontam para a relevância da diversidade e também traz  elementos para refletir sobre a perseverança, tal como Piper. Lidar com as nossas individualidades e com os estigmas que a sociedade coloca sobre elas pode ser complicado. E, para quem está na fase da infância e juventude, pode ter outras implicações.

O curta, assim como descrito no título, que no original é apenas The Present (O Presente), é a história de um garoto que recebe da mãe um cachorro sem uma das patas e prefere, inicialmente, desprezá-lo.

5 – Para Vler Poesia

Claro que não deixaríamos esta lista sem uma produção nacional. A animação paraense, de Andrei Mirralha e Marcílio Costa, mostra o poder da imaginação infantil, capaz de transformar de maneira poética tudo que está à nossa volta.

Reunindo 3 episódios, a narrativa apresenta um garoto capaz de dar vida a poesia, trazendo ideias importantes sobre a importância da leitura e das palavras para o encantamento e a compreensão do mundo. 

Agora está tudo pronto para essa sessão especial de curtas em família. Depois, volte em nossas redes sociais para comentar o que achou e compartilhar outros títulos com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments