25 de abril de 2024
Notícias

Conheça mais sobre os testes de raciocínio lógico e entenda como vencê-los

Por Lígia de Matos

Todos os processos seletivos, ou a grande maioria deles, fazem uso dos testes de raciocínio lógico para avaliar os candidatos. O objetivo é analisar a capacidade dos concorrentes de compreender situações, raciocinar sobre elas e encontrar soluções. É mesmo para saber a sua capacidade de organizar as ideias, resolver problemas e tomar decisões.

Não confunda esses testes com os de análise matemática, apesar de algumas perguntas terem este fim. Mas assim como a melhor forma de assimilar os ensinamentos é fazendo exercícios, você também pode se preparar para este tipo de teste treinando. O cérebro aprende ‘o caminho’, por assim dizer, e as questões vão ficando cada vez mais fáceis.

E já que aprendeu essa dica valiosa, seguem algumas outras que também poderão ajudar você a se sair bem em uma prova de raciocínio lógico:

1 – Sempre mantenha a calma

Parece um conselho óbvio, mas o nervosismo e a ansiedade nublam os pensamentos e realmente atrapalham a capacidade de analisar problemas e encontrar soluções. Respire fundo.

2 – Treine bastante

Sim, é uma repetição, mas é para ficar bem marcada. É preciso treinar mesmo. Nas primeiras vezes você pode demorar para encontrar as respostas, mas com o tempo, elas começam a surgir mais rapidamente e é possível pegar o jeito.

3 – Compreenda os diferentes tipos de perguntas

Praticar testes de lógica é muito bom e também importante para conhecer e entender os diferentes tipos de perguntas que podem aparecer. Há bons sites na internet com vídeos explicativos e também simulados. Entre eles estão o Prof Cardy, Mundo Simples, Nova Concursos, Q Concursos e Khan Academy, entre outros.

4 – Entenda a resolução do problema

A prática ajuda, mas a compreensão é essencial. Quando estiver exercitando, leia com calma e compreenda os seus erros e acertos. Tente entender porque aquela resposta é a correta ou porque não é.

5 – Faça o teste em um ambiente tranquilo

Concentração é o segredo para se sair bem em um teste de raciocínio lógico. Busque um ambiente tranquilo e evite distrações ou interrupções. Quanto maior o foco, maiores as chances de entender o exercício proposto e encontrar a melhor solução.

6 – Pesquisa sobre a empresa e entenda por que ela pediu o teste

Esses testes têm níveis de dificuldade muito diferentes e conhecer a empresa pode realmente ajudar a saber os seus objetivos. Um teste para uma vaga de engenheiro de produção pode ser diferente do teste para uma vaga de analista de marketing. E o de uma fintech, por exemplo, também tende a ser bem diferente do teste para uma agência de publicidade. Entendeu a lógica?

As empresas podem também incluir questões relacionadas ao seu segmento de atuação. Se você estiver concorrendo a uma vaga em empresa de logística, por exemplo, é possível que encontre perguntas relacionadas a esse assunto.

Ao fazer um teste, você pode se deparar com perguntas sobre equivalências. Essas usualmente partem de duas proposições equivalentes, que querem dizer a mesma coisa ou têm o mesmo significado. Isso significa que se uma delas for verdadeira, a outra também será. E vice-versa: se uma for falsa, a outra também será.

Já as perguntas sobre sequências lógicas são as que apresentam uma sequência que deve ser decifrada pelo candidato. E as questões sobre probabilidade lembram muito as provas de matemática, pois costumam envolver cálculos. Que tal acessar os sites que indicamos e fazer alguns exercícios para se preparar?