Por Ítalo Mendes
No mercado de mecanismos de buscas da internet, o Google é um fenômeno isolado em números. De acordo com dados de dezembro de 2020 da StatCounter GlobalStats, a multinacional representa 92,51% de participação no mercado. O Bing, segundo colocado, fica com apenas 2,69% e, logo atrás, o Yahoo, com 1,46%.
Para ampliar ainda mais essa perspectiva imponente, destacamos a pesquisa do Internet Live Stats, que informa que a cada segundo o Google processa no mundo mais de 40 mil pesquisas, o que representa 3,5 bilhões de buscas por dia ou 1,2 trilhão por ano.
Com tanta relevância, sem contar outros inúmeros serviços, a empresa tem aprimorado cada vez mais seus mecanismos, disponibilizando ferramentas que facilitem e possibilitem formas diferentes e específicas de pesquisas, para facilitar o seu dia a dia. Será que você conhece todas elas?
Listamos abaixo 5 maneiras práticas de refinar suas pesquisas no Google.
1 – Disponha das abas
Faça a sua pesquisa utilizando a categoria na qual ela se encaixa. O Google tem as seguintes abas: Todas, Notícias, Imagens, Vídeos, Shopping e Aplicativos.
Se você pesquisar na aba geral, ele irá colocar na aba ao lado aquela que pode auxiliar melhor a sua busca.
Exemplos:
Se você explorar o termo Livros, ele pode sugerir pesquisar em Shopping.
Se procurar por Belo Horizonte, ele irá indicar Mapa e, logo depois, Notícias.
2 – Especifique
Utilize as Ferramentas de Pesquisa para tornar a sua busca mais específica e aproximar-se do resultado que está buscando. No exemplo da imagem abaixo, clicamos em “Ferramentas”, seguimos a busca por Belo Horizonte, mas agora definindo por imagens, clicamos em “Pontos Turísticos” e solicitamos apenas arquivos em tamanho “Grande”, “Preto e Branco” e com “Direito de Uso” para “Licenças comerciais e outras”. São inúmeras possibilidades para agilizar o seu trabalho, é só pautar bem qual é a sua demanda.
3 – Pesquise ‘dentro’ de um site
Se você já tem um site definido para encontrar o que está buscando, pode usar uma estrutura textual determinada para fazer essa pesquisa restrita a ele. Basta utilizar o seguinte formato de busca:
“Termo de busca” + “site:” + “o site que deseja”. Exemplo: opções de cursos site: www.newtonpaiva.br
4 – Procure termos específicos
Se a sua pesquisa exige uma frase, termo ou palavras em uma ordem específica, a melhor forma é inserir na caixa de busca esse trecho entre aspas.
Exemplo: Você pode pesquisar por “Graduação em Psicologia” ou distinguir apenas por “Graduação em Psicologia Newton Paiva”, conforme a imagem abaixo.
5 – Exclua termos específicos
De maneira semelhante a que você inclui termos, pode excluí-los da pesquisa. É só substituir as aspas por um hífen antes da palavra que deseja excluir das respostas do Google.
Exemplo: se você deseja buscar por Graduação na Newton, mas deseja apenas cursos a distância, pode refinar a pesquisa excluindo todos os cursos presenciais, seguindo o modelo abaixo. Imediatamente, você será direcionado para as opções de Cursos e Pós-graduações EaD.
Após essa dicas, temos outro texto que apresenta para você outras funcionalidades pouco conhecidas do Google. É só acessar aqui.
Se quiser uma parte 2 dessa lista para aprimorar suas pesquisas, acesse as nossas redes sociais e deixe o seu comentário