26 de abril de 2024
Notícias

Conheça cinco funcionalidades pouco utilizadas do Google

Por Italo Mendes

Se estivéssemos em 1998, mais exatamente na data de 4 de setembro, dia em que Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google, dificilmente poderíamos prever que a empresa se tornaria a 2ª marca mais valiosa do mundo, passando, recentemente, a prestigiada Apple. O que nos leva a um pequeno exercício de mentalização… Tente lembrar o último dia em que você não utilizou algum dos serviços Google.

Entre aquisições e parcerias, como o Youtube, Gmail, Maps e tendo o motor de buscas mais popular da internet, a empresa nos acompanha em diversas tarefas do dia a dia. Com todas essas ferramentas, em sua página principal, o Google ainda dedica um tempo especialmente para a criação de diversos “easter eggs” e funções que movimentam os usuários sempre que lançados ou descobertos. Hoje, selecionamos cinco deles para detalhar para você:

1 – Pac-Man

Quando se trata dessas funcionalidades repentinas da aba de buscas do Google, precisamos primeiro descrever o conceito dos “Doodles”. De acordo com a própria empresa:

“…são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.”

Desses, o primeiro logotipo a ter algum tipo de interação foi um game do Pac-Man, publicado em 21 de maio de 2010. A adaptação desse clássico dos videogames foi um sucesso na época, somando mais de 4,8 milhões de horas de jogadas. O jogo ficou fora do ar, mas retornou em abril de 2020.

2 – Gráficos de funções matemáticas

Se estiver precisando de uma ajudinha nos cálculos, basta digitar na barra de pesquisas uma função ou sistema matemático que o google irá apresentar uma visualização gráfica do que foi pesquisado.

Ainda é possível dar zoom para melhor visualizar os dados ou deixar a apresentação ainda mais complexa: se você separar as funções com vírgulas, elas serão exibidas em um mesmo gráfico.

Ex:x/2, (x/2)^2, sin(x), cos(x/5)

3 – Metrônomo

Inventado no século XIX, o metrônomo é uma ferramenta que auxilia os músicos, por meio de pulsos sonoros estáveis e determinados, a manter um tempo padrão de batida para que eles possam tocar ritmos com precisão. Atualmente, a funcionalidade está disponibilizada em uma busca homônima no Google.

4 – Nível de bolha

O Nível de Bolha é um instrumento utilizado na atuação de diversos profissionais, como carpinteiros, pedreiros, eletricistas e outros, para avaliar inclinações em superfícies planas.

Deduzindo que nem todas as pessoas tenham essa ferramenta em casa, em caso de necessidade, é fácil. Digite “Bubble level” no Google e tenha a ferramenta na tela do seu dispositivo mobile.

5 – Sons dos animais e visualizações 3D

Nessa única dica, preparamos um combo. A plataforma passou a disponibilizar em sua página de resultados duas formas dinâmicas de conhecermos mais sobre os animais.

Primeiramente, é só você pesquisar “sons de animais” que terá acesso a inúmeros cards com a imagem e o som correspondente de diversas espécies. Não são aceitas na pesquisa variáveis como “sons dos animais”.

Por último, que tal colocar uma tigre bem na sua sala de estar? A atualização, anunciada na conferência anual Google I/O de 2019, movimentou a internet. Bem ao estilo Pokémon Go, agora, após uma simples pesquisa pelo nome do animal, é possível visualizá-lo em 3D, diretamente na tela ou em realidade aumentada, posicionando eles em nosso espaço.

É só clicar em “Veja em 3D”. Destacamos que essa possibilidade está disponível apenas para dispositivos compatíveis com as plataformas Google para realidade aumentada.

Bônus

Ficou sem internet? O Google não te abandona. Usando o navegador Google Chrome, quando você tentar acessar qualquer página, irá aparecer o T-rex abaixo informando que você está desconectado da sua rede. Enquanto a conexão não se restabelece, é só você apertar espaço ou a setinha para cima e se divertir com um jogo de corrida infinito.

Sabemos que ainda há inúmeras funcionalidades disponíveis dentro do Google. Então, salve essas dicas e compartilhe que, em breve, podemos fazer uma parte dois cheia de novidades. Continue acompanhando o nosso Blog e as redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments