Por Rodolfo Rodrigues
Problema de saúde pública, que afeta de 10% a 20% das mulheres, a depressão pós-parto é uma doença psíquica que acarreta alterações emocionais, cognitivas, físicas e comportamentais, que ainda sofre com carência de práticas de promoção à saúde. Acredita-se que o pré-natal pode ser uma oportunidade para o enfermeiro trabalhar em favor da prevenção, detecção precoce e tratamento da depressão gestacional.
Atentas a este cenário, as alunas Ana Gabriela de Oliveira Alves e Jennyfer da Silva Barbosa escreveram, sob a orientação da professora Daniela Cristina Zica Silva, o artigo “Assistência de enfermagem às mulheres com depressão pós-parto: revisão narrativa”. O trabalho foi publicado na Revista Eletrônica Acervo Enfermagem.
Na análise feita pelas alunas da Newton, chegou-se à conclusão de que a depressão pós-parto deve ser investigada desde o pré-natal, com o objetivo de prevenir esse transtorno no puerpério.
Anteriormente o artigo havia sido apresentado 1º Congresso de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Newton Paiva (CIEPE), que aconteceu em dezembro de 2021.
O artigo pode ser acessado no seguinte link: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/9362