Uma das premissas de ensino da Newton é aliar a teoria com a prática, preparando o aluno da melhor maneira para o mercado de trabalho. Com este pensamento, um grupo de estudantes dos cursos de engenharia elétrica e de controle e automação visitou, neste mês de agosto, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná.
A visita foi organizada pelo professor Eduardo Henrique Gonçalves. Ele destacou a importância de ações como esta para a formação dos alunos.
“O objetivo da visita foi apresentar para os alunos a principal obra de engenharia do hemisfério sul, que está inserida entre as sete principais obras da engenharia moderna. É importante conhecer a geração da energia elétrica na usina que é considerada a mais importante do nosso país”, destacou.
“É uma visita única, muito importante para a formação. Para você ter ideia, o Brasil tem mais de cinco mil unidades geradoras de energia e só Itaipu corresponde a quase 20% de toda essa magnitude. A partir daí você consegue mensurar a importância e o impacto. Graças ao tour oferecido, tivemos a oportunidade de ver o rotor rotacionando no local, o aluno vê toda teoria apresentada na sala de aula na prática”, completou.
Apesar de lecionar nas engenharias elétrica e de controle e automação, Eduardo frisou que a visita é proveitosa para todos os cursos da área de exatas. “A usina envolve construção civil, aspectos mecânicos, de produção e da ciência da computação, então ela tem uma abrangência extremamente significativa”, concluiu.