29 de abril de 2024
Notícias

Confira possíveis temas da redação do ENEM 2022

Estar preparado para os possíveis temas da redação do Enem auxilia, e muito, na tranquilidade para a execução. Entre os já apontados por especialistas para este ano, se destacam a cultura do cancelamento, democracia, epidemias, ensino à distância, algoritmos das redes sociais, entre outros.

A leitura de temas diversos por meio de sites, revistas, jornais, além de assistir aos noticiários, acessar sites de notícias são hábitos fundamentais para a construção de pontos de vista críticos e conectados com os acontecimentos e discussões atuais para uma boa escrita.

Antônio Gouveia, coordenador dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário Newton Paiva explica que a atualização constante é o que assegura um repertório para conquistar um bom desempenho. “O estudante deve estar conectado às discussões que têm sido mais intensas socialmente, como os cenários políticos e econômicos, questões ambientais, culturais e fatos sobre conflitos internacionais”, sugere.

Ele reforça ainda que, estabelecer uma conexão com o tema é o passo inicial para desenvolver o rascunho. “É importante estruturar um mapa conceitual buscando compreender as relações entre o título e as discussões atuais, de modo a dar um ordenamento lógico e sequenciado ao pensamento desenvolvido”, explica.

Temas da Redação dos anos anteriores:

  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020 O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2020 O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments