25 de abril de 2024
Eventos

FIQ EM CASA: Confira a versão online do Festival Internacional de Quadrinho

Por Luciana d’Anunciação

Dica imperdível para os fãs da nona arte: entre os dias 5 de junho e 3 de julho, será realizado o festival online FIQ EM CASA. O evento tem como objetivo produzir conteúdos relacionados às atividades do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), promover a difusão de conhecimentos relacionados à nona arte e à animação, além de divulgar o trabalho de quadrinistas e animadores mineiros e de outros estados do Brasil.

Ao longo de 29 dias, o festival online apresentará temas como perspectivas do mercado editorial, o trabalho em equipe com criação coletiva, a produção em quadrinhos nos tempos de quarentena, a produção de quadrinhos de humor em tempos difíceis, um panorama da animação em Minas Gerais, ensinamentos de quadrinhos e animação, entre outros.

A variada programação do FIQ EM CASA vai contar com lives com quadrinistas e animadores, em conversas sobre técnicas artísticas e de produção e entrevistas com pesquisadores, editores e produtores de conteúdo sobre as perspectivas do mercado. E ainda a exibição de vídeos, nos quais os quadrinistas mostrarão seu local de trabalho, rotina, material artístico e processo criativo em casa.

Serão 12 lives de 60 minutos com conversas/entrevistas com profissionais das áreas de Quadrinhos e Animação e oito vídeos exibidos no Instagram do FIQ. As transmissões ocorrerão pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no Youtube e também pelas redes sociais do FIQ: Instagram, Facebook e Twitter. A programação completa está disponível neste site.

Outros destaques são a hashtag #FIQemCasaDesenhando, movimento que convidará artistas e o público para participar e mostrar seus desenhos produzidos neste momento de distanciamento social; e o compartilhamento de Quadrinhos online gratuitos, durante o período do Festival.

Para quem quer acompanhar o evento, mas não pode ficar de olho nos vídeos, os áudios das atividades apresentadas ao vivo serão disponibilizados também no formato de podcasts, no link.

A 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ 2020, estava programada para ocorrer em maio de 2020 e precisou ser suspensa em razão da pandemia da Covid-19 e da necessidade de distanciamento social.

Os artistas que realizariam a curadoria do evento estarão presentes na programação do FIQ em Casa: o quadrinista, designer gráfico e ilustrador, Vitor Cafaggi; a mestre em História e pesquisadora de história em quadrinhos, Aline Lemos; e o comunicólogo, produtor, diretor e roteirista, Erick Ricco.

E para garantir a acessibilidade para todo o tipo de público, todas as conversas e entrevistas realizadas nas lives contarão com intérpretes de libras e serão mediadas pela equipe do FIQ.

E aí, curtiu? Então anote na sua agenda e FIQ EM CASA!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments