24 de abril de 2024
Notícias

A sustentabilidade e o cinema – 5 filmes para repensar o consumo no mundo

Por Italo Mendes

A sustentabilidade, em conceito e prática, é um tema em constante discussão, pela sua inegável importância e também pela transdisciplinaridade. Repensar o consumo atual, tendo como foco o desenvolvimento sustentável, é pauta cotidiana dos mais diversos setores.

E se tem campo que podemos destacar que ao longo dos anos vem conduzindo com competência esse debate, é o cinema. São diversas obras lançadas nas últimas décadas que ampliam o nosso olhar para as possibilidades de um mundo mais sustentável. Hoje, listamos 5 delas para vocês.

1 – O Sal da Terra (2014 – Win Wenders e Juliano Salgado)

Nada melhor para começar do que prestigiar o trabalho de um brasileiro. O documentário franco-ítalo-brasileiro presenteia o espectador ao trazer para a frente das câmeras o olhar de alguém que dedicou a maior parte da vida em dominar técnicas e possibilidades da fotografia. Em quase duas horas de duração, o filme conta fases importantes da trajetória do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Desde o início da carreira, na década de 1970, Salgado apresenta em seu trabalho o impacto humano sobre o planeta, tendo como tema diversas questões sociais e ambientais.

Para complementar, vale seguir a sessão com uma entrevista que o fotógrafo concedeu ao programa Conversa com Bial, em outubro de 2019: bit.ly/2UcldK9

– Disponível para compra no Google Play Filmes

2 – Cowspiracy (2014 – Kip Andersen e Keegan Kuhn)

Também de 2014, esse outro documentário já pode ser considerado um clássico para quem busca conhecer mais sobre o vegetarianismo e o veganismo. Coproduzido pelo astro Leonardo DiCaprio, também muito popular pelo seu ativismo ambiental, o filme se concentra nos impactos que a pecuária e a pesca podem provocar na natureza.

– Disponível na Netflix

3 – Demain (2015 – Cyril Dion e Mélanie Laurent)

Certamente é o filme mais otimista dessa lista. Dirigido por Cyryil Dion e Mélanie Laurent, atriz famosa por filmes como Bastardos Inglórios e Truque de Mestre, o longa francês, em uma espécie de road trip, visita 10 países apresentando novas alternativas sustentáveis que já estão sendo colocadas em prática em áreas como a agricultura, economia e educação.

Disponível no Vimeo (ainda não disponibilizado para o Brasil)

4 – WALL-E (2008 – Andrew Stanton)

Por que não se divertir e emocionar com um marco das animações? Produzido pela Pixar, o filme ilustra o futuro do ano de 2105, acompanhando o personagem-título, um robô compactador de lixo, percorrendo um Planeta Terra abandonado e coberto por lixo. Além de mensagens impactantes sobre amor, amizade e esperança, a história pode ser o ponto inicial para debater conceitos importantes de sustentabilidade com crianças e adolescentes.

– Disponível para compra no Google Play Filmes e Youtube

5 – Minimalism – a documentary about the important things ( 2016 – Matt D’avella)

Menos é mais? Essa frase é presumivelmente o mote que conduz a narrativa desse documentário. A história nos apresenta a perspectiva de diversas pessoas que escolherem o minimalismo como estilo de vida que, resumidamente, é a aversão ao consumo excessivo e a filosofia de que não é nos bens materiais que encontraremos a nossa felicidade.

– Disponível na Netflix

Compartilhe essas dicas, debata as ideias e nos ajude a aumentar a lista indicando outros filmes que nos façam repensar o mundo por meio da sustentabilidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments