13 de abril de 2024
Newton Carreiras

6 benefícios da leitura para a sua vida profissional!

Não dá pra negar: livros abrem portas para o conhecimento e trazem inúmeros benefícios para a nossa vida. Mas a realidade é que o número de leitores no Brasil vem diminuindo.

De acordo com a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, perdemos cerca de 4,6 milhões de leitores. Outro dado preocupante é que os leitores brasileiros são, em sua maioria, crianças entre 11 e 13 anos.

Contudo, o fato é que o hábito de leitura pode ajudar ainda mais na fase adulta. Então vale a pena investir um tempinho do seu dia para a leitura.

Confira 6 benefícios que a leitura pode trazer para a sua vida profissional!

  1. Aprimora o vocabulário – Independentemente do objeto de leitura, seja um livro, uma revista, um folheto ou um artigo de blog, qualquer peça de texto possui a capacidade de abarcar diferentes palavras e, assim, contribuir para a aquisição de vocabulário;
  2. Enriquece o conhecimento cultural – Para além da aquisição de novas palavras, ler também nos aproxima de novas informações, visões de mundo diferentes e, muitas vezes, de novas perspectivas que só são possíveis por meio deste hábito.
  3. Estimula a criatividade – Por meio da leitura nos deparamos com situações novas, contextos diferentes, conflitos que nunca enfrentaríamos em situações reais. Essa exposição a situações completamente novas tem o efeito de nos fazer mergulhar nas páginas e vivenciar todos os acontecimentos, estimulando a imaginação e, consequentemente, a criatividade;
  4. Melhora a concentração – Ler regularmente auxilia no desenvolvimento da concentração. Os ganhos não são do dia para a noite, mas, ao estabelecer uma rotina de leitura, fica cada vez mais fácil focar, não só no que está lendo, mas também nas outras tarefas do seu dia a dia.
  5. Aguça o senso crítico – A leitura provoca inúmeros sentimentos, como alegria, raiva, tristeza e descontentamento. Ela também estimula a curiosidade, aguça os sentidos e faz o cérebro funcionar. Dessa forma, os leitores ávidos trabalham com frequência sua capacidade cognitiva, fazendo com que o questionamento seja uma constante.
  6. Aperfeiçoa habilidades de escrita – Com a aquisição de vocábulo e estímulos para o cérebro, a leitura melhora o pensamento crítico. Tudo reflete na composição textual. Ler aperfeiçoa as habilidades de escrita em termos quantitativos – mais palavras e mais ideias – e qualitativos – maior senso crítico leva a elaborações e paralelos mais bem estabelecidos.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments