19 de abril de 2024
Newton Carreiras

Como usar a inteligência emocional para ser um líder de sucesso?

A inteligência emocional se tornou uma das qualidades mais importantes para as lideranças. Você sabe por quê? Segundo Daniel Goleman, psicólogo e autor de diversos livros sobre a temática, a inteligência emocional é composta por cinco componentes principais: autoconsciência, empatia, motivação, habilidades sociais e autorregulação.

Veja como essas habilidades podem tornar você um líder melhor:

1 – Autoconsciência: esse aspecto fala o quanto você, se conhecendo, valoriza suas forças e fraquezas. Consequentemente, você estará mais propenso a valorizar também as pessoas da sua equipe – fazendo, inclusive, com que eles se sintam mais motivados e engajados.

2- Empatia: liderar com empatia faz com que você avalie uma situação a partir do ponto de vista de outras pessoas e compreenda as emoções da sua equipe.

3- Motivação: pessoas com inteligência emocional são mais motivadas, otimistas e resilientes, o que também pode impactar positivamente na postura do restante dos colegas.

4- Habilidades sociais: a comunicação é a principal delas e um líder que sabe adaptar a sua comunicação conforme o momento e o que as pessoas pedem, poderá gerir a equipe com maior facilidade.

5- Autorregulação: indivíduos com autocontrole não tomam decisões com base em suas emoções, pois são mais racionais, calmos e comedidos – habilidade imprescindível para lideranças.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments