29 de março de 2024
Newton Carreiras

Dicas de estudo para concursos públicos

Concursos públicos são processos de seleção que avaliam candidatos para assumirem cargos em entidades públicas. Você é um concurseiro? Então, confira este artigo! Você quer entrar para o mundo dos concursos públicos, mas não sabe nem por onde começar? Então confira 6 passos que vão te ajudar nessa empreitada!

Encontre a motivação para estudar

A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a estudar é encontrar a sua motivação. Este concurso é o que você quer? Então, esta é sua motivação. Estudar para um concurso é um processo longo e difícil, e pode ficar mais difícil ainda se não tiver uma data certa para a aplicação da prova, o que pode resultar em incerteza.

Por isso, saber quais são suas motivações, e se agarrar a elas, ajuda bastante.

Estipule metas e objetivos

Tão importante quanto conhecer suas motivações é utilizar metas e objetivos para manter o foco. Objetivos são sonhos transformados em propósito, enquanto as metas são pequenas partes desse objetivo. Elas devem ser concretas e alcançáveis. E em conjunto, as metas e objetivos levam você até algo que você quer alcançar.

Por isso, se o seu sonho é passar em um concurso público, transforme isso em objetivo e trace metas para chegar lá.

Monte um plano de estudos (e estipule um calendário)

Antes de começar, é essencial que você monte um plano de estudos e crie um calendário com as datas e horários nos quais vai estudar. Atento ao edital, você precisa determinar quais serão os tópicos de estudo.

Depois, distribua esses tópicos em um calendário, buscando sempre manter a constância. Não adianta encontrar sua motivação e fazer metas quando você só estuda quando “sobra tempo”. Estudar para concurso precisa ser um compromisso, então arranje suas outras tarefas ao redor dele e não o contrário.

Prepare seu local de estudos

Essa é uma dica importante porque o seu local de estudos precisa ser uma extensão da sua mente, um local onde você vai ter foco total e calmaria. Por isso, escolha um local da sua casa isolado de distrações e onde você não seja atrapalhado enquanto estuda.

Inclusive, quando começar a estudar, avise sua família para que eles só falem com você depois que o tempo de estudos acabar. Manter esse local organizado e limpo também é essencial. Isso porque deixar canecas, copos e papeis espalhados pode funcionar como uma distração e tirar você da tarefa de estudar para colocá-lo na tarefa de limpar.

Faça exercícios e simulados

Uma das maneiras mais eficazes de aprender algo novo é praticando. Então, quando estiver estudando um conteúdo, não se limite a ler sobre ele. Em vez disso, busque folhas de exercícios e simulados para colocar em prática o que aprendeu.

Não esqueça de descansar

É muito comum que concurseiros estudem com tanto afinco e compromisso que esqueçam de que também precisam descansar. O descanso precisa fazer parte da sua rotina de estudos assim como os momentos de foco. Isso porque o seu cérebro precisa ter tempo para desopilar e assimilar o que você estudou.

Por isso, quando estiver sentindo que seu rendimento está reduzindo, não se force a continuar. Em vez disso, tire uma folga e volte renovado. Além disso, mantenha-se hidratado e alimente-se bem. Ter um corpo saudável resulta em um cérebro saudável, e isso ajuda nos estudos.

Quer saber mais sobre o Newton Carreiras? Acesse o nosso site.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments