18 de abril de 2024
Notícias

5 aplicativos para cuidar da sua saúde mental

Por Ítalo Mendes

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define o que é saúde com a ideia de que ela se apresenta a partir de um “estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”. Ao mesmo tempo, a saúde mental está diretamente relacionada com a capacidade de cada indivíduo de lidar com suas emoções, tendo competências para superar momentos de adversidades e conflitos.

Considerando que a nossa rotina atribulada nem sempre é tão solidária com a nossa missão de ter uma mente saudável, são diversas as medidas que podem ser tomadas para moderar a situação. Nos momentos em que esse combo de estresse e ansiedade parecem não ter fim, que tal separar uma parte do seu dia para relaxar e colocar a cabeça no lugar?

Foi pensando nisso que nos últimos anos surgiram vários de aplicativos que promovem atividades para ajudar você a cuidar da saúde mental. Veja as 5 dicas que selecionamos.

1 – Calm

Se falamos na importância de unir o bem-estar físico e mental, temos que considerar um fator fundamental: o sono. Nesse caso, os problemas podem se misturar. A falta de sono afeta a saúde mental ou a falta de saúde mental afeta o sono? Isso depende de cada caso, mas uma questão é certa: é essencial dormir bem.

No Calm, você vai encontrar diversas categorias para auxiliar você a relaxar, meditar e ter uma boa noite de sono. A plataforma conta, por exemplo, com exercícios para respiração, músicas para concentração e relaxamento, e até áudios de pessoas famosas contando histórias para dormir. Nos Estados Unidos, astros premiados como Harry Styles, Kelly Rowland e Matthew McConaughey já fazem parte do staff. No Brasil, a possibilidade é recente, mas já conta com o ator Cauã Reymond narrando um enredo nomeado “Deslumbramento”.

2 – Yoga | Down Dog

Com uma invejável nota de 4,9 estrelas, do total de 5, contabilizando mais de 100 mil avaliações, esse aplicativo é o mais indicado para ajudar na prática de yoga.  Por meio de vídeos, estão disponíveis mais de 60 mil combinações de treinamentos para você incluir o exercício no cotidiano sem que os exercícios se tornem repetitivos.

Considerada uma atividade que viabiliza o autoconhecimento, o yoga pode ser o que você precisa para direcionar os pensamentos no caminho correto. 

3 – Cogni

Para quem já fez o acompanhamento com psicólogos ou deseja fazer, esse aplicativo poderá deixar a experiência ainda mais enriquecedora. O Cogni oferece uma plataforma prática e intuitiva para que você registre seus pensamentos e emoções, técnicas eficientes para a Terapia Cognitivo-Comportamental.

Com o aplicativo em mãos, você poderá registrar, sempre que sentir uma emoção marcante, se está se sentindo feliz, triste ou neutro naquele momento e escrever os motivos. Ele deixará registrado todas essas informações, inclusive de forma gráfica, para enviar para o e-mail de sua preferência, que pode ser, inclusive, o do seu terapeuta.

4 – Headspace

Concentre-se, respire e mantenha a calma… Se falamos do Yoga, acreditamos ser importante citar outra técnica reconhecida nos benefícios para a saúde mental; a meditação. Ela é capaz de atuar em áreas cerebrais ligadas ao bem-estar, que pode diminuir a depressão, combater o estresse e até melhorar funções imunológicas, buscando o equilíbrio entre corpo e mente, fator relevante que citamos no início deste texto.

Por meio de várias categorias de meditação guiada, o Headspace encaminhará você por sessões que buscam o controle da ansiedade, alívio do estresse e melhora da respiração, para que você consiga viver com mais felicidade.

5 – Happify

Fundado a partir dos princípios da psicologia positiva, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental, utilizando técnicas desenvolvidas por especialistas, o Happify disponibiliza diversos jogos e atividades para deixar de lado o stress e ser mais feliz.

Aparentemente simples, a descrição do aplicativo afirma que “86% das pessoas que usam o Happify regularmente relatam se sentir melhor em relação à vida em 2 meses!”. Além disso, você poderá acompanhar seu relatório de desempenho e buscar se aprimorar.

Contudo, por mais que os aplicativos sejam excelentes, eles não substituem o atendimento profissional. Então, a última dica de hoje é especialmente para você que está em busca de um atendimento psicológico.

A Clínica-Escola de Psicologia da Newton presta atendimento para pessoas de todas as idades, com terapia familiar, avaliação psicológica, orientações para desenvolvimento de carreira, palestras para a comunidade, plantão psicológico e mais.

Entre em contato para ter todas as informações: (31) 3516.2662

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments