20 de abril de 2024
Notícias

WhatsApp disponibiliza ferramenta para checar mensagens encaminhadas

Por Leilane Stauffer

Cada vez mais atual e urgente, o debate sobre as fake news e o uso de ferramentas digitais para promover a desinformação têm levado as empresas a repensarem seus aplicativos, serviços e ferramentas. O WhatsApp, no mês de agosto, anunciou uma nova ferramenta no aplicativo que permite ao usuário verificar, na Internet, o conteúdo de notícias marcadas com a etiqueta “encaminhada”. O próprio recurso da etiqueta para sinalizar o encaminhamento frequente, sinalizado com uma seta dupla e disponibilizado aos usuários desde 2019, já tinha sido uma das ações para alertar o público sobre a proliferação de fake news, correntes ou spams.

O novo recurso poderá ser identificado a partir do ícone de uma lupa ao lado direito da notícia encaminhada. De acordo com o blog oficial empresa, o propósito é “ajudar os usuários a encontrarem notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido”.


Créditos: WhatsApp/Divulgação

Na prática

Ao receber um link encaminhado, junto com a lupa, é possível clicar no botão. Na sequência, o aplicativo disponibiliza uma janela de busca no Google sobre o assunto.

A empresa informou que o recurso já está disponível aos usuários do Brasil e de outros seis países – Espanha, Estados unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido – que utilizam a versão mais recente no aplicativo em Android e iOS. A ferramenta também é disponível para o WhatsApp Web, pelo computador.

O que você achou da ferramenta? Conte pra gente!