25 de abril de 2024
Notícias

5 dicas para lidar com a timidez na hora da entrevista de emprego

Por Italo Mendes

Suor frio, tremedeira, tensão muscular e a voz que insiste em não sair. Essas são apenas algumas das consequências da timidez e que podem ser fatores decisivos na hora em que você precisa convencer que é a pessoa perfeita para aquela vaga dos seus sonhos.

Aqui, no Blog da Newton, você tem várias outras dicas para ser bem sucedido em uma entrevista de emprego. Porém, para os tímidos e ansiosos, a situação é um pouco mais complicada. Por isso, hoje listamos 5 dicas para você relaxar e chegar preparado para provar que é um ótimo profissional.

1 – Prepare-se para o básico

Há algumas perguntas típicas nessas conversas. Deixar as respostas para elas na ponta da língua pode ser o primeiro passo para conquistar a vaga. Tem sempre aquelas questões como:

“Quais são os seus pontos fortes? E os pontos fracos?”

“Onde você se vê daqui a cinco anos?”

“Como foi a sua última experiência profissional?”

E até clichês como; “Se você pudesse escolher ser um animal, qual você seria?”

Estar pronto para o óbvio também é uma maneira de se destacar e não travar na hora de responder.

2 – Saia da defensiva

É um fato que a timidez pode deixar você acuado. Até a sua postura corporal pode ficar retraída. Portanto, entre as perguntas que você receber, aproveite para se mostrar curioso e perguntar sobre a vaga e a empresa.

“Mas como é o dia a dia aqui na empresa?”

“Como é a equipe com quem irei trabalhar?”

“Quais são os maiores desafios da empresa hoje?”

Fazer com que o entrevistador também responda posiciona o candidato como alguém realmente interessado e ainda ajuda a tirar os holofotes de quem está pleiteando a vaga durante todo o tempo da conversa.

3 – Atente-se para a postura corporal

Como citado acima, retrair-se só irá ressaltar a sua personalidade tímida, mesmo que ela não seja, necessariamente, um problema. No entanto, não deixa que ela afete a primeira impressão que você causa nas pessoas.

? Cumprimente e fale com firmeza, sem excesso de força nas mãos ou de volume na voz;

? Sente-se de maneira correta, sem se esconder ou encolher na cadeira. Evite aquele posicionamento de ombros caídos e olhe reto nos olhos do entrevistador ao falar;

? Não fique de braços cruzados. Movimente as mãos, mas sem exagerar.

4 – Confie no seu currículo

Entenda que você foi chamado para a entrevista por um motivo. Confie nas suas qualidades, lembre-se de todas as suas experiências e tenha confiança no seu conhecimento.

Caso não tenha tantas experiências, destaque a sua capacidade de aprender, as suas paixões e motivações profissionais.

Dificilmente você será contratado se não tiver autoconfiança.

5 – Seja você mesmo

Já dissemos acima, mas vale destacar. A timidez não é um defeito, mas um traço da sua personalidade. Inclusive, algumas pessoas relacionam a característica a pessoas organizadas, concentradas, educadas e com capacidade de sintetizar as ideias. O que não pode acontecer é você deixar que ela domine, fazendo com que você se apresente como uma pessoa exageradamente introvertida, principalmente nesses momentos em que a interação pode ser decisiva para o seu futuro.

Sendo assim, você não precisa fingir ser outra pessoa durante a entrevista. Tentar simular ou dissimular uma personalidade só deixará você mais tenso e angustiado, tirando o foco do que é realmente importante.

E agora, preparado para chegar confiante em sua próxima entrevista? Revise as dicas e fique de olho em nosso Blog para receber diversas outras orientações fundamentais para a sua carreira. Conte com a Newton: quem se prepara, não para!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments