18 de abril de 2024
Notícias

5 hábitos fundamentais para quem deseja ter saúde financeira

Por Ítalo Mendes

Um quesito indispensável para quem quer se organizar financeiramente é entender que, independentemente de quanto você ganha, há sempre hábitos que podem ser implementados em sua rotina para ajudar a controlar e entender melhor as suas despesas.

Se você está a procura do que fazer para equilibrar os gastos com o seu salário, leia as dicas abaixo.

1 – Registre e catalogue todas as suas compras

Do salgado na padaria às contas mensais. Comece a registrar em uma planilha tudo o que você consome durante o mês. A ideia é fazer um cálculo simples entre o que você pode gastar e o que você realmente tem gastado.

Muitas pessoas acreditam que possam fazer isso mentalmente, mas facilitar o processo e fazer esse registro diário certamente serão mais eficazes para o controle financeiro.

Como não é comum andarmos com um bloco de papel por aí, para complementar essa dica, recomendamos o Organizze, um aplicativo para listar, categorizar e analisar seus gastos, dentre outras funções.

2 – Liste os gastos cotidianos

Fazer listas de compras vai além da ida ao supermercado, por mais que essa também seja fundamental. Ao iniciar o mês, registre tudo aquilo que é primordial e será gasto nesse período, como a conta da internet, telefone, faculdade, escola dos filhos ou os produtos de limpeza. Essa prática pode proporcionar a você autocontrole e evitar aqueles gastos causados pela impulsividade.

Um bom exemplo é mesmo a ida ao supermercado. Com a lista do que realmente você precisa, a tendência é ser mais comedido, ao invés de pegar tudo nas prateleiras.

3 – Crie uma reserva

Prepare-se para os imprevistos. Determine uma quantia mínima mensal para guardar e, se
possível, aumente esse valor. Não considere isso como pessimismo, mas como uma forma de lidar com tranquilidade, caso surja uma emergência.

Ter esse dinheiro em caixa pode evitar empréstimos e/ou juros, se alguma dificuldade aparecer, ocasionando um valor exorbitante ao seu orçamento mensal.

4 – Priorize a qualidade

O barato sai caro! Ao decidir a necessidade de um produto, encontre uma marca que ofereça o melhor custo-benefício. Comprar de marcas conceituadas pode ter um custo mais alto, mas poderá garantir mais durabilidade e evitar que você tenha que gastar com o mesmo item novamente em um breve período. 

Neste ponto a internet é uma aliada. Sempre pesquise por avaliações e considere a experiência dos outros compradores. Sites como o do TechMundo e Zoom já têm ferramentas especializadas para você comparar aspectos técnicos e valores entre os produtos.

5 – Controle os gastos no crédito

O cartão de crédito é um facilitador para o nosso dia a dia, mas pode causar grandes problemas se as recomendações citadas acima não forem seguidas. Principalmente, se considerarmos quem escolhe parcelar grande parte das compras.

Muitas pessoas confundem o limite do cartão com o seu limite financeiro e comprometem vários meses de orçamento. Crie uma dinâmica de utilizar o cartão de débito sempre que possível e de economizar para conseguir comprar à vista, lembrando da importância de manter uma reserva financeira.

Quer saber mais sobre planejamento financeiro? O Jornal Band Minas entrevistou o Leandro Silva, coordenador dos cursos EaD da área de gestão da Newton. Na reportagem, ele compartilhou diversas dicas sobre como economizar e se planejar financeiramente. Acesse e assista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments