20 de abril de 2024
Notícias

7 filmes baseados em histórias reais para inspirar você profissionalmente

Por Italo Mendes

Decidir uma carreira já é, certamente, uma das decisões mais difíceis que tomamos durante toda vida. Porém, ela é a primeira de uma série de desafios que o dia a dia profissional irá nos oferecer. Além da necessidade iminente de estar sempre se atualizando sobre as competências exigidas pelo mercado, é muito importante manter-se entusiasmado. Sendo você autônomo ou colaborador em um negócio, estar estimulado é o primeiro passo para fazer a diferença na empresa e, consequentemente, no mundo, independentemente do setor em que trabalhe.

E se tem um meio que nos mostra que isso não só é possível como frequente, é o cinema. Listamos 7 histórias inspiradoras para você assistir e reassistir sempre que precisar de uma motivação extra.

1 – Bom Dia, Vietnã (Good Morning, Vietnam – 1987)

Muito além de retratar ficcionalmente os bastidores da Guerra do Vietnã, essa produção, com o astro Robin Williams (1951 – 2014), conta a história de um homem apaixonado pelo trabalho que realiza e que, dentre as maiores adversidades, consegue se diferenciar e incentivar os demais.

O filme é baseado na vida de Adrian Cronauer, um DJ Militar dos Estados Unidos que, em sua ida ao Vietnã, em 1965-66, ficou conhecido por sua irreverência, destacando-se pela piadas e por uma playlist repleta de rock’n’roll.

2 – A grande aposta (The Big Short – 2015)

Pensar e escolher caminhos diferentes do que a grande maioria acredita pode ocasionar adversidades no ambiente de trabalho ou mesmo em um setor inteiro.

Foi assim, fugindo de tudo que o cenário aparentemente apontava, que alguns investidores identificaram um previsível colapso do sistema financeiro americano, que geraria a conhecida crise de 2008.

Protagonizado por Christian Bale, como Michael Burry, Ryan Gosling, como Jared Vennett, e Steve Carrell, como Mark Baum, o longa mostra um grupo de investidores que conseguiram obter lucros em uma das maiores derrotas do mercado americano.

3 – Estrelas além do tempo (Hidden Figures – 2016)

Um fator importante, quando decidimos buscar a carreira dos sonhos, é encontrar profissionais com os quais possamos nos identificar. A representatividade, que é onde podemos buscar caminhos para o nosso próprio futuro, é uma maneira eficiente e necessária para nos fazer acreditar que é possível chegar onde desejamos.

Portanto, em quesito de importância histórica, nada melhor do que destacar a trajetória de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dotothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três mulheres negras que, em plena Guerra Fria, no auge da corrida espacial e num ambiente de segregação racial, conquistaram lugares de destaque na NASA.

4 – O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball – 2011)

Quando citamos pessoas que foram revolucionárias para a sua área de atuação, não podemos nos esquecer de Billy Beane e Paul dePodesta, que no filme teve seu nome alterado para Peter Brand.

Nesse drama biográfico, Beane (Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics, tenta reconstruir seu time após a fraca temporada da equipe em 2001, contando com pouco investimento.

A providência escolhida é apostar na parceria com o jovem e recém-formado Brand, um economista com ideias inovadoras para avaliar o desempenho dos jogadores. Mais do que o mundo do baseball, os dois juntos transformaram o esporte mundial.

5 – A teoria de tudo (The Theory of Everything – 2014)

Com o currículo ostentando um Oscar, quase inquestionável, de melhor atuação para Eddie Redmayne, interpretando o protagonista, este filme aborda grande parte da vida do cientista britânico Stephen Hawking.

O físico teórico, falecido quatro anos após o lançamento do filme, em 2018, tem um dos legados mais importantes da nossa história recente.

Dividindo o tempo da trama para contar sobre o relacionamento amoroso de Hawking com Jane Wide (Felicity Jones), que escreveu a biografia na qual o filme foi baseado, o roteiro também mostra como o cientista desenvolveu estudos tão inovadores sobre o tempo enquanto convivia com o desenvolvimento de uma grave doença motora degenerativa.

6 – Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight – 2015)

Em uma abordagem ficcional, que prefere não deixar claro quem são os seus protagonistas, o vencedor dos Oscars de melhor roteiro original e melhor filme, em 2016, traz abordagens interessantes sobre a importância do trabalho em equipe.

Spotlight nos deixa visitar a redação do jornal The Boston Globe para acompanhar as investigações dos casos de abuso sexual e pedofilia realizados por membros da igreja católica, que levaram a equipe jornalística responsável ao Prêmio Pulitzer de Serviço Público de 2003.

7 – Soul (2020)

Se você está na carreira certa, mas deseja alçar voos mais longos, Soul, vencedor de dois Oscars em 2021, é o filme certo para você.

A animação, produzida pela Disney e Pixar, apresenta o obstinado Joe Gardner, um professor de música do ensino médio que tem o grande sonho de se tornar um músico de jazz. Com um enredo repleto de metáforas inspiradoras e reviravoltas, vamos evitar os spoilers para só destacar que esse é o filme perfeito para assistir com toda a família e também para fechar com chave de ouro essa lista.

E se você desejar continuar lendo mais dicas culturais para impulsionar a sua carreira, é só continuar navegando pelo nosso Blog. Clique aqui e veja essas outras listas que separamos para você

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments