19 de abril de 2024
Notícias

Google Docs oferece controle de edições para documentos compartilhados

Por Lígia de Matos

Os recursos disponíveis pelo Google são inúmeros e, a cada dia, novas funcionalidades surgem e aperfeiçoamentos são feitos para facilitar a vida dos usuários. Uma dessas novidades é a possibilidade de editar simultaneamente o conteúdo de arquivos. Isso facilita – e muito – o trabalho quando usamos um documento compartilhado com várias pessoas.

Agora, é possível saber quem mexeu, o que foi tirado ou acrescentado e quando isso foi feito, assim como recuperar um texto, imagem ou tabela de uma versão anterior. É perfeito para projetos e trabalhos feitos em grupo, para que todos estejam cientes de tudo o que acontece e nada seja perdido.

Para usar, é só destacar a parte do texto desejada e clicar com o botão direito do mouse para selecionar a opção Show Editors (Mostrar editores, em português) no menu suspenso. O Google Docs vai mostrar um histórico com todas as pessoas que mexeram no texto, bem como qual alteração fizeram e em qual data e horário.

Se todos os editores do documento tiverem contas do Google, mesmo que seja da empresa ou instituição de ensino, a lista de exibição vai mostrar seu nome e foto, para que a identificação de quem fez modificações nos documentos fique ainda mais fácil de acompanhar.

Você também pode ir direto para o histórico de versões de edição para conferir o que foi alterado e até recuperar algum dado ou informação que foi retirada, mas que deveria retornar, por exemplo. Tudo pode ser controlado e recuperado, caso queira.

Esta opção está disponível desde maio para quem usa as versões do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus. Vale dizer que para as versões básicas, gratuitas e essenciais esta novidade ainda não foi liberada.

Caso você não conheça ainda, o Google Docs é um editor de texto bastante completo e 100% online, muito útil para satisfazer as necessidades básicas da maioria dos usuários. Ele roda em qualquer navegador, sem a necessidade de instalação de programas e não consome o processamento da máquina, o que permite o funcionamento até em computadores mais simples. O software permite o acesso e a colaboração online de múltiplos usuários e foi lançado originalmente em 2006.

E se você gostou dessa novidade, por que não navega mais por aqui em nosso blog e descobre outras curiosidades, informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação e até as opções de cursos livres de curta duração? Dê uma olhada: https://www.ncursosedu.com.br

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments