• 7 de agosto de 2022

Alunos da arquitetura desenvolvem projeto de energia de pressão para entrada da Newton

 Alunos da arquitetura desenvolvem projeto de energia de pressão para entrada da Newton

Um dos diferenciais da Newton é incentivar a prática desde o início da graduação. O objetivo da instituição é entregar para o mercado de trabalho profissionais preparados, como se observa logo no terceiro período do curso de arquitetura e urbanismo, onde os alunos possuem a disciplina de Usina de Projetos Experimentais III.

Na disciplina em questão, os estudantes precisam pensar em projetos que tragam soluções para um problema real do meio ambiente. Neste semestre, o tema foi Energias Renováveis.

Um grupo formado por Gisele Avelar de Lima, Larissa Plais Faêda e Pedro Ferreira de Bastos Rodrigues teve a ideia de criar um projeto de uma nova entrada do campus Carlos Luz com um piso gerador de energia.

“Como a maioria dos colegas resolveu usar ideias que utilizam os tipos de energias renováveis mais comuns, pensamos em trazer algo diferente que pudesse envolver e beneficiar principalmente a instituição e todos nós que fazemos parte dela. Foi então que pesquisando sobre o assunto encontramos a energia por pressão e pensamos no piso gerador de energia, que já que é uma realidade bem presente em muitos países, porém no Brasil é muito pouco conhecida”, disse a estudante Gisele de Lima, que detalhou o projeto.

“Para ilustrar melhor a ideia, pensamos que a aplicação poderia ser usada para alimentar o reconhecimento facial das catracas, já que foi uma das inovações da volta as aulas presenciais, e estão situadas no local de maior fluxo da instituição. Como o projeto é inicial, o trabalho em si se trata de um estudo preliminar, onde apresentamos a ideia e seu conceito. E quem sabe um dia pode vir a ser um projeto executável”, explicou.

Após o final das apresentações, a professora Deliene Costa Guimarães Barros levantou uma enquete para que os alunos votassem no melhor projeto. O grupo formado por Gisele, Larissa e Pedro foi o vencedor e recebeu uma premiação.

Newton

Leia também

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments