24 de abril de 2024
Notícias

Alunos da arquitetura desenvolvem projeto de energia de pressão para entrada da Newton

Um dos diferenciais da Newton é incentivar a prática desde o início da graduação. O objetivo da instituição é entregar para o mercado de trabalho profissionais preparados, como se observa logo no terceiro período do curso de arquitetura e urbanismo, onde os alunos possuem a disciplina de Usina de Projetos Experimentais III.

Na disciplina em questão, os estudantes precisam pensar em projetos que tragam soluções para um problema real do meio ambiente. Neste semestre, o tema foi Energias Renováveis.

Um grupo formado por Gisele Avelar de Lima, Larissa Plais Faêda e Pedro Ferreira de Bastos Rodrigues teve a ideia de criar um projeto de uma nova entrada do campus Carlos Luz com um piso gerador de energia.

“Como a maioria dos colegas resolveu usar ideias que utilizam os tipos de energias renováveis mais comuns, pensamos em trazer algo diferente que pudesse envolver e beneficiar principalmente a instituição e todos nós que fazemos parte dela. Foi então que pesquisando sobre o assunto encontramos a energia por pressão e pensamos no piso gerador de energia, que já que é uma realidade bem presente em muitos países, porém no Brasil é muito pouco conhecida”, disse a estudante Gisele de Lima, que detalhou o projeto.

“Para ilustrar melhor a ideia, pensamos que a aplicação poderia ser usada para alimentar o reconhecimento facial das catracas, já que foi uma das inovações da volta as aulas presenciais, e estão situadas no local de maior fluxo da instituição. Como o projeto é inicial, o trabalho em si se trata de um estudo preliminar, onde apresentamos a ideia e seu conceito. E quem sabe um dia pode vir a ser um projeto executável”, explicou.

Após o final das apresentações, a professora Deliene Costa Guimarães Barros levantou uma enquete para que os alunos votassem no melhor projeto. O grupo formado por Gisele, Larissa e Pedro foi o vencedor e recebeu uma premiação.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments