Um grupo de alunos do curso de Direito da Newton foi finalista da I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal organizada pelo Instituto de Ciências Penais Jovem (ICP Jovem), em parceria com o Ibmec e o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). O grupo conquistou a melhor classificação entre todas as instituições de ensino públicas e privadas de Minas Gerais.
O objetivo do evento foi reunir alunos, professores e demais membros da comunidade jurídica de todo o país por meio da criação de um fórum de debates em torno das ciências criminais, incentivando seu estudo e auxiliando na formação de profissionais mais qualificados na área. Essa primeira edição, contou com 52 equipes vindas de instituições das 5 regiões do Brasil. A competição foi composta por uma fase escrita e outra oral, ambas referentes a um caso fictício relacionado ao procedimento do Tribunal do Júri.
Na primeira fase, os alunos tiveram que elaborar memoriais se colocando nos papéis de advogados de defesa e de representantes do ministério público. Depois, foram realizadas sustentações orais sobre o caso. A avaliação nessa etapa ficou por conta de uma banca formada por renomados juristas atuantes da área Criminal.
Equipes e competidores foram avaliados imparcialmente pelos julgadores, sob critérios como: conhecimento da lei e dos fatos pertinentes ao caso; referências à legislação; postura e apresentação; organização e controle do tempo; raciocínio jurídico; e domínio da norma culta.
A vitória
A equipe que representou a Newton conquistou o 1º lugar em Minas Gerais e o 3ª lugar na classificação geral. Ela foi composta por 10 graduandos do curso de Direito do 7º ao 9º período, sob orientação do professor Ronaldo Braga. “Estamos muito orgulhosos desse resultado, que ilustra nosso compromisso institucional com a qualidade do aprendizado e excelência da preparação de nossos alunos para o mercado de trabalho”, comemora Ronaldo.
Participaram do evento os seguintes estudantes: Rayenne dos Santos Lima Cruz, Raíssa Rabelo Soares de Lima, Franciele Mendes da Cruz, Waldívia Adriely Felipe dos Reis, Sarah Batista de Sousa Caixeta, Lívia Matsiendra Cardoso Dias Ribeiro, João Pedro Almeida Martins, Bárbara Barbosa dos Santos Pereira, Alexsander de Souza Lima Aleixo e Leidiane Alves dos Santos.
A Newton tem orgulho de seu corpo docente e de formar alunos tão habilidosos. Parabéns a todos os competidores. E, caso você tenha interesse em estudar Direito, acesse: newtonpaiva.br/curso/graduacao/direito