O etarismo é um tipo de preconceito que se manifesta contra pessoas baseado em sua idade. É uma prática bastante comum contra pessoas idosas, principalmente no mercado de trabalho, mas também pode ser encontrada em diversos outros ambientes, como no familiar, profissional e de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência, sendo o etarismo uma delas.
Pesquisas têm mostrado que o etarismo também pode levar ao isolamento social dos idosos, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, declínio cognitivo e maior incidência de depressão. Além disso, pode afetar a autoestima e a autoconfiança das pessoas idosas, levando a sentimentos de inutilidade, desamparo e solidão.
Para abordar esse tema, o Centro Universitário Newton Paiva apresenta o evento “Calendário da Diversidade – Etarismo: o que é e como impacta na vida de quem sofre?”, que acontecerá no dia 21 de novembro, às 18h, de forma online. O evento faz parte de um ciclo de conversas que busca expandir os conhecimentos e ampliar a percepção de mundo sobre a diversidade, estimulando o respeito às diferenças e a melhoria das relações.
Esta edição contará com a presença de: Lívia Figueiredo, psicóloga clínica que atende adultos, idosos, população LGBTQIAPN+, terapeuta de casais e Igor Téuri, psicólogo clínico e educacional, integrante da equipe do NAPp da Newton. Eles irão discutir sobre as causas, as consequências e as formas de combater o etarismo na sociedade.
Serviço
– Data: 21/11/2023
– Horário: 18h
– Formato: Online
– Ingressos: gratuitos
– Palestrantes: Lívia Figueiredo e Igor Téuri