28 de março de 2024
Notícias

Calendário da Diversidade promove oficina sobre espectro autista no Ensino Superior e no mercado de trabalho

Na próxima terça-feira, dia 25/4, será realizada mais uma palestra gratuita, online e aberta ao público do Calendário de Diversidades, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva. O tema desse mês é “Transtorno do Espectro Autista dentro do Ensino Superior” e contará com a presença de Lucas Géo, psicólogo cognitivo-comportamental, formado pela UFMG, mestre em Neurociências (UFMG).

A palestra irá discutir os desafios que a pessoa com TEA encontra ao entrar no ensino superior e permanecer nele. Na maior parte das vezes, a dificuldade é relacional, ou seja, como o indivíduo se relaciona com os outros. Além disso, o objetivo da oficina é quebrar alguns preconceitos em relação ao autismo. “Muitas vezes, as pessoas se afastam ou evitam se aproximar por ter uma ideia distorcida do que é de fato o transtorno”, conta a psicóloga Marley Marques Zeferino, do Centro Universitário Newton Paiva.

“É perfeitamente possível estar dentro do espectro e possuir boas relações sociais, até mesmo afetivas, assim como estar integrado no mercado de trabalho e com autonomia”, explica Marley. Assim, apesar da instituição já ser rica em diversidade, isso não costuma ser visto no ambiente acadêmico. “Começamos a promover esse ciclo de debates com o objetivo de aumentar a heterogeneidade. Mensalmente, escolhemos um tema para fazer as palestras gratuitas e abertas ao público”, acrescenta Marley.

Geralmente, a instituição convida um profissional de uma área específica para falar sobre o dia a dia e os desafios da carreira. Em fevereiro foi abordado “Meninas e Mulheres na Ciência”; já em março explorou-se a “Igualdade de Gênero”. As inscrições podem ser feitas através do site e terá certificado de participação.

Serviço:

Palestra Transtorno do Espectro Autista dentro do Ensino Superior

Palestrante:Lucas Géo

Data: 25/04, às 18h

Local: Online

Lucas Géo, psicólogo cognitivo-comportamental, formado pela UFMG, mestre em Neurociências (UFMG). Trabalha com público adolescente e adultos, com enfoque especial em autistas com nível de suporte 1 e 2.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments