A Newton possui importantes programas e projetos sociais na área da educação, saúde, cultura e meio ambiente. E em setembro de 2019, alguns desses projetos foram apresentados na 16ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, destacando as contribuições da Instituição na sociedade.
Com isso, a ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior concedeu a Newton o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, em agradecimento pelas ações transformadoras durante o ano e certificando a participação na campanha.
Durante cada semestre letivo, os alunos e professores desenvolvem ações focadas em transformação social, principalmente a partir dos atendimentos gratuitos prestados nas clínicas-escolas da instituição (odontologia, fisioterapia, estética e cosmética, enfermagem, veterinária e psicologia) e também nos centros de inovação, como o CEJU (Centro de Exercício Jurídico Newton), do curso de Direito.
O CEJU desenvolveu dois principais projetos:
1º – O projeto Assistência Judiciária gratuita online: ele foi elaborado objetivando resguardar o acesso da comunidade carente ao sistema judiciário nesse período de pandemia.
2º – O projeto CEJU Itinerante: fornece assistência judiciária gratuita à comunidades carentes de Belo Horizonte e foi mais uma vez realizado em parceria com o CRAS Ventosa. Devido o período de pandemia, as atividades foram realizadas virtualmente.
Além contribuição social, esse projetos são responsáveis pela formação humanizada dos alunos da instituição, preparando cada um para o mercado de trabalho com uma capacitação adequada a realidade jurídica.
Com a conquista do selo, a Newton se qualifica como uma instituição responsável que atua no desenvolvimento social da comunidade na qual está inserida, conforme a lei nº 10.861/2014.
Esta lei, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus alunos, deve envolver também a responsabilidade social. Principalmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
A Newton investe em projetos sustentáveis e igualitários e está de portas abertas para receber novos alunos. Acesse: newtonpaiva.br/graduacao