25 de abril de 2024
Notícias

Cinco filmes inspiradores para quem estuda Educação Física

Por Italo Mendes

Quem se dedica a estudar para ser um educador físico, seja como bacharel ou na licenciatura, tem em seu radar diversas modalidades de atuação. Alguns irão preferir as salas de aula, outros as empresas e tem também aqueles que elegem as academias como seu local de trabalho. São inúmeras possibilidades mas, certamente, o que une uma sala de graduandos dessa área é a paixão pelo mundo dos esportes e das atividades físicas.

É incontestável também que para os universitários não costuma sobrar muito tempo livre. O curso de Educação Física exige muita dedicação e estudo. Porém, se você é do time que curte um bom filme nesses poucos momentos ociosos, fizemos uma curadoria de histórias incríveis e que irão lhe inspirar. Veja essa lista com cinco filmes indispensáveis com personagens que marcaram o mundo dos esportes:

1 – SENNA: O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010 – Asif Kapadia)

Um documentário que conta a trajetória de um dos maiores ídolos brasileiros da história. Ayrton Senna representou muito mais que um atleta e, por isso, não encontramos forma melhor de começar essa lista.

Feito integralmente a partir de imagens de arquivos, o filme conta, em menos de duas horas, as maiores rivalidades, desafios, superações e traços importantes da personalidade deste que se tornou uma lenda dos circuitos de Fórmula 1.

2 – O Homem que mudou o jogo (2012 – Bennett Miller)

Baseado na história de Billy Beane, gerente geral do time do Oakland Athletics que, em 2002, frente a um baixo orçamento, começou a desenvolver um método para montar uma equipe competitiva.

No filme, Beane, em parceria com o seu assistente Peter Brand, contraria todos os outros olheiros da equipe e começa a contratar jogadores baseado em uma estratégia que utiliza estatísticas como um indicador de sucesso. A teoria, capaz de revolucionar o mundo dos esportes, faz essa ser uma sessão imperdível.

3 – Coach Carter – Treino para a vida (2005 – Thomas Carter)

Ken Carter é um dono de uma loja de artigos esportivos e ex-aluno do Colégio Richmond, para onde retorna com o convite para ser o treinador do time de basquete. A característica principal desse novo treinador é que ele exige que seus aprendizes tenham um comportamento exemplar e um ótimo desempenho escolar. A resistência dos alunos em relação ao novo técnico é o mote para que o filme se desenvolva.

4 – Invictus ( 2009 – Clint Eastwood)

A história de quando Nelson Mandela viu, na linguagem universal do esporte e, especificamente, na Seleção Sul-Africana de Rugby, a oportunidade de reduzir as disputas raciais do país. O filme conta os caminhos que levaram esse time a se tornar campeão da Copa do Mundo de 1995 e símbolo de toda uma nação.

5 – Jamaica abaixo de Zero (1993 – John Turteltaub)

Vamos fechar a lista com um clássico para garantir a sua diversão nesses momentos de descanso. Além de popularizar o hit “I Can See Clearly Now”, de Jimmy Cliff, “Cool Runnings”, no título original, conta a improvável história da equipe jamaicana que tinha o sonho de participar da disputa de bobsleigh nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.

A premissa diferenciada e o tom hilariante são o suficiente pra dizer que terminamos essas dicas com chave de ouro.

Conhece mais filmes inspiradores para quem adora o universo esportivo? Não deixe de nos mandar nas redes sociais que, em breve, podemos fazer uma parte 2 dessa lista.

Aproveite para conhecer todas as informações sobre graduação EaD da Newton em Educação Física, acesse: newtonpaiva.br/a-distancia/educacao-fisica.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
adilson
adilson
1 ano atrás

parabéns pela lista.