26 de abril de 2024
Notícias

Como desenvolver boas posturas profissionais no início da carreira?

Por Leilane Stauffer

Saber agir profissionalmente, para muitos, no início da carreira, pode ser um desafio. Lidar com ações novas, corresponder às expectativas profissionais da equipe e atender de forma adequada às demandas geram dúvidas e preocupações. Para o profissional que está se preparando para o mercado de trabalho ou é recém-chegado nele, separamos algumas dicas que podem ajudar a encarar e a construir melhor a carreira.

1. Conheça e defenda suas escolhas:

A primeira dica parte de um processo decisivo de autoconhecimento. Traçar planos profissionais que façam sentido para você é o primeiro passo para construir uma carreira.

2. Aprofunde-se em áreas de atuação:

Durante a faculdade, somos apresentados a diversas áreas de atuação. Quando chegamos ao mercado de trabalho, vemos que elas são ainda mais diversas. Por isso, o momento de conhecer e de explorar as possibilidades é no início da carreira. A partir dessas experiências, costumamos ter mais clareza do direcionamento que podemos dar para a nossa vida profissional.

3. Mantenha foco e busque equilíbrio:

O bom profissional é atento e tem foco nas atividades diárias que desenvolve. Costumam ser valorizados aqueles que se dedicam às responsabilidades que lhes são atribuídas. Boa gestão do tempo, ponderação e serenidade são fortes aliados de um profissional bem quisto pelo mercado.

4. Lembre-se de alguns degraus:

Jovens profissionais costumam ter ansiedade para alcançarem sucesso profissional rapidamente. Mas vale o lembrete: algumas experiências requerem paciência, experiência e maturidade. Por isso, controle a ansiedade.

5. Construa uma presença coerente nas redes sociais:

Lembre-se de ser coerente em seus discursos e suas ações nos ambientes on-line e off-line. Marcar uma boa presença nas redes virtuais significa também se posicionar com moderação e equilíbrio.

Pensando na importância das boas práticas e condutas no mercado de trabalho, a Newton oferece consultoria em carreiras para seus alunos. Para conhecer, acesse https://www.newtonpaiva.br/carreiras .