29 de março de 2024
Notícias

Conheça 5 funcionalidades pouco usadas do Spotify

Por Italo Mendes

Que os serviços de streaming ganharam o mercado, não é surpresa. No cenário dos filmes e séries, a disputa por audiência está acirrada com a entrada de grandes nomes, como a Disney e HBO, além da célebre Netflix. No universo da música, podemos dizer que um serviço vem se destacando. Seguindo o modelo de negócio Freemium, com acesso gratuito e funcionalidades disponibilizadas com assinatura, o Spotify vem alcançando números cada vez mais extraordinários.

Fundado em 2006 e lançado em 2008, em Rågsved, subúrbio de Estocolmo, capital da Suécia, o serviço hoje tem mais de 280 milhões de usuários, sendo mais de 120 milhões de pagantes, com acesso a mais de 30 milhões de músicas e 700 mil títulos de podcasts.

Se você também é fã da plataforma, veja agora 5 funcionalidades para deixar ainda melhor a sua experiência como usuário.

1 – Cante junto

Um retorno recente e muito pedido pelo público. Se você acessar pelo celular, agora poderá ver as letras e cantar junto os seus sons favoritos ou aqueles que você está querendo decorar. É só clicar no nome da música e descer um pouco a tela, ou clicar em “letra”, para acompanhar os versos.

2 – Crie playlists colaborativas

Nesse mar de músicas e artistas, trocar dicas com os amigos é uma maneira de fazer curadoria e pegar boas dicas. Pra facilitar, que tal criar uma playlist juntos? É só você ir em “Sua Biblioteca”, clicar nos três botões no canto direito na parte alta e depois em “Tornar colaborativa”. Na sequência, clique nos três pontos novamente, em “Compartilhar” e depois em “Copiar link”. Aí só enviar para quantos amigos quiser.

3 – Sem pausas no som

A Transição Gradual do Spotify é um recurso simples, mas que pode deixar aquele climinha de festa, quando a música nunca para, em qualquer lugar que você estiver.

Clicando nas configurações, você irá encontrar a aba e poderá ajustar essa mudança entre o fim de uma música e o início da outra, de forma que a próxima se sobreponha levemente à que está tocando, num intervalo de 0, quando a funcionalidade está desligada, até 12 segundos.

4 – Qualidade no máximo

Para os assinantes que utilizam a opção de download interno ou para aqueles que escutam fora do wi-fi, a plataforma criou alternativas para quem não tem tanto espaço no dispositivo ou uma internet limitada. Também na aba de configurações, é possível você escolher entre a qualidade de transmissão e das músicas que você irá baixar.

Se você é daqueles que prioriza sempre a qualidade do que está escutando, pode escolher a opção “Altíssima” nos dois casos e aproveitar o que o serviço tem de melhor para oferecer.

Outra opção, ainda mais personalizável, é o “Equalizador”. Se você tem um conhecimento avançado de técnica musical, ele pode ser uma opção interessante. Nele você tem a opção de modificar a frequência dos graves, agudos e até do vocal ou escolher entre estilos, como jazz e hip hop.

5 – Conecte com o despertador

Para quem curte personalizar o toque do despertador do celular, está aí uma ótima opção.

Disponível apenas para os dispositivos Android, será necessário baixar o app “Relógio”, da Google, que por vezes já está incluído nos smartphones.

Depois, é só abrir um alarme e clicar no sino logo abaixo, que irá abrir uma aba chamada “Som do Alarme”. Ao lado direito terá a logo do Spotify. Agora tudo certo! Basta clicar e escolher a música que irá te despertar no horário marcado.

E sabe quem mais está por lá no Spotify? A Newton. Clique e escute o Newtoncast. O nosso podcast sobre vida acadêmica, carreira, empreendedorismo, cultura, inovação e comportamento.