Por Geraldo Paim
Os recentes resultados do Guia Salarial da Robert Half destacam as carreiras do futuro que podem despontar em 2021. A pesquisa, baseada em processos seletivos e entrevistas de emprego, aponta tendências do mercado de trabalho a partir da área de Recursos Humanos. Embora não seja possível prever o cenário pós-pandemia, várias novas funções já mostram crescimento no mercado. Cargos que exigem contato coletivo e treinamentos presenciais, por exemplo, não puderam ser avaliados com precisão.
Nesse quadro, profissões que possibilitam a execução remota passam a ser vistos com outros olhos. A procura por pilotos de drones no agronegócio é um exemplo.
Várias dessas novas profissões não possuem muitas opções em formação técnica. O conselho de especialistas é que o profissional mantenha-se atualizado em sua área de estudo com comprovações e certificados de novas competências exigidas para a profissão.
Um desses campos é a tecnologia, que engloba ciência da informação, dados e saberes correlatos. A velocidade e volume com que essa área se expande em novidades demanda com a mesma intensidade a geração de novas competências.
Consequentemente, profissões novas para cada desdobramento de uma nova aplicação, modelo, produto ou serviço implementado no mercado. É impossível para a esfera educacional acompanhar com simetria esse ritmo. Até porque uma qualificação passa a ser obsoleta com a mesma rapidez do processo. Como resultado, proliferam cursos rápidos, oficinas, workshops e outras formas de deixar o profissional apto a desenvolver a nova função, muitas vezes aprendida em grande parte na prática.
O estudo também não mostra nenhuma melhoria em curto prazo para os salários.
Saiba quais são as carreiras do futuro que já esse ano merecem atenção:
Tecnologia:
? Arquitetos de segurança
? Engenheiros de inteligência artificial
? DPO
Engenharia:
? Piloto de drone
? Engenheiro de georreferenciamento
? Engenheiro de dados
? Engenheiro de inovação
Jurídico:
? DPO
? Especialista de dados jurídicos (BI)
Vendas e marketing:
? Business Intelligence/CRM
Mercado financeiro:
? Data protection officer
? Analista de compliance LGPD
RH:
Seguros:
? Chief digital officer
? Analista/especialista de produtos digitais.
Mas, claro, não basta pular de galho em galho em cursos e cargos aleatórios. O ideal é investir em uma formação acadêmica e seguir sempre buscando a inovação. O mercado já está de olho nas carreiras do futuro. E você? Que tal uma conferida nos cursos de graduação disponíveis na Newton? Clique aqui!