26 de abril de 2024
Notícias

Conheça técnicas de mindfulness para a melhorar a concentração e promover o bem-estar

Por Luciana d’Anunciação

Você já deve ter reparado que algumas atividades, principalmente aquelas relacionadas ao estudo e ao trabalho, precisam de concentração para serem executadas adequadamente. Apesar disso, se manter focado e concentrado parece ser cada vez mais difícil. Estamos cercados por uma enorme variedade de distrações, seja no nosso local de trabalho ou de estudo, ou mesmo a apenas um clique – redes sociais, jogos no celular, vídeos e notícias na internet.

Como melhorar nossa concentração e nosso foco? Outra coisa: é possível lidar de maneira mais saudável com o estresse, a ansiedade e ainda amplificar o bem-estar? Para responder a estas questões, você precisa conhecer, e praticar, técnicas de atenção plena, também chamadas de mindfullness.

Trata-se de um conjunto de exercícios de meditação que contribuem para treinar a atenção e aprimorar nossa capacidade de autoconhecimento. O objetivo do mindfullness é perceber e vivenciar o momento presente, com o mínimo de julgamentos possíveis e dispensando, gentilmente, as distrações que a sua mente cria. A prática regular de exercícios de atenção plena proporciona a neuroplasticidade – adaptação do cérebro – e traz como resultado uma maior facilidade para se concentrar, com a consequente melhoria no desempenho, além de ampliar da sensação de bem-estar.

Mas como funciona o mindfulness?

As técnicas de atenção plena envolvem realizar qualquer atividade – como tomar banho, lavar a louça, praticar uma atividade física ou organizar uma gaveta -, com foco total no que está fazendo, você se compromete a adotar uma postura não julgadora e a fazer uma coisa de cada vez.

O mindfulness pode ser praticado a qualquer momento. Por exemplo: ao comer observe o cheiro, a textura e o gosto da comida na sua boca. Ao vestir uma roupa, perceba a cor, o tom, o peso da roupa no seu corpo e o contato do tecido com a sua pele. É possível exercitar a atenção plena até mesmo ao ler um livro ou assistir a um filme, focando completamente sua atenção no momento presente. Experimente praticar quando estiver ao ar livre: note as cores do ambiente ao seu redor, ouça canto dos pássaros e o barulho do vento. E até mesmo no momento de ir deitar para dormir. Sinta o lençol, o cobertor ou o edredom em contato com seu corpo, perceba seu peso sobre o colchão.

Confira alguns benefícios que o mindfulness pode trazer para você:

· Ampliar seu autoconhecimento;

· Possibilidade de perceber a si mesmo, e aos outros, com mais clareza, menos rótulos e julgamentos;

· Capacidade maior de concentração e de foco;

· Redução de sintomas de ansiedade e de estresse;

· Melhoria na capacidade de tomar decisões de forma mais serena e menos impulsiva.

Quer praticar exercícios de atenção plena para melhorar sua concentração? Encontre em sua casa um espaço silencioso, bem iluminado, organizado e sente-se de forma confortável, com a coluna ereta e com ambos os pés no chão. Se for impossível evitar o barulho, coloque fones de ouvido com barulho de chuva ou algum outro ruído de fundo, mas apenas para abafar o som do ambiente.

1) Faça três respirações lentas, soltando o ar por mais tempo do que você inspira. Enquanto respira, sinta os seus pés no chão e os pontos de contato do seu corpo com o lugar onde você está sentado.

2) Em seguida, foque toda a sua atenção numa tarefa que você precisa realizar e visualize qual é o primeiro passo para executá-la. Logo após, faça mais três respirações lentas e mentalize o segundo passo.

3) Repita o exercício até visualizar todas as etapas que precisam ser feitas para completar a tarefa. No processo, é normal que você se distraia. Se isso acontecer, gentilmente traga sua atenção de volta e retome o exercício.

Técnicas de mindfulness para o bem-estar

Conheça um exercício para auxiliar você a lidar com o estresse: Sente-se confortavelmente e com as costas retas. Feche os olhos e, durante cinco minutos, respirando pelo nariz, preste atenção apenas na sua respiração, sentindo o ar entrar e sair pelas suas narinas. Se você se distrair, simplesmente volte seu foco no ar que entra e sai pelo seu nariz. Faça esse exercício algumas vezes ao longo dia.

Já a técnica de mindfulness chamada grounding é indicada para quando você estiver se sentindo ansioso. Sente-se de maneira confortável e com a coluna reta em ambiente calmo. Em seguida, procure cinco coisas que você consiga enxergar de onde está. Observe uma de cada vez, como se você estivesse vendo pela primeira vez e perceba todos os detalhes. Depois, imagine como você descreveria esse objeto para quem nunca o viu antes, sem julgamentos, apenas por suas características objetivas. Se ainda precisar se acalmar, escolha quatro coisas que estejam perto de você, ao alcance de suas mãos. Procure compreender esse objeto, com o seu toque, sentindo sua textura e forma.

Gostou das nossas dicas? Você já conhecia o mindfulness? Exercícios de meditação e atenção plena já trouxeram benefícios para sua vida e saúde? Compartilhe sua experiência com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments