26 de abril de 2024
Notícias

Descubra 6 recursos pouco utilizados do Whatsapp

Por Italo Mendes

Criado em 2009 nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum, o Whatsapp se tornou rapidamente o app de troca de mensagens mais popular do mundo, reduzindo drasticamente o número de envios de SMS. Comprado pelo Facebook, em fevereiro de 2014, ele já atingiu a marca de mais 2 bilhões de usuários no mundo, presente em mais de 180 países, incluindo, claro, o Brasil, onde foi carinhosamente apelidado pelos usuários de “zap”.

Porém, além do envio facilitado de mensagens, o aplicativo condensa outros recursos interessantes, alguns deles pouco utilizados, que podem simplificar ainda mais o seu dia a dia. Listamos 6 deles para você.

1 – Imagens com o máximo de qualidade

Para poupar o seu celular de ficar lotado com excesso de mídias, o app tem um procedimento automático que comprime o tamanho das imagens enviadas, o que, consequentemente, reduz a qualidade desses arquivos.

Considerando que, em alguns casos, essa não seja a melhor forma, como para enviar uma foto para impressão ou mesmo para postar nas redes sociais, você tem uma solução.

É só clicar no ícone de clip ao lado do espaço para digitar a mensagem, ir em “Documento” e selecionar o material que gostaria de enviar. Tudo que for enviado será mantido com a qualidade original.

2 – Personalize as notificações

Se você é daqueles que recebe centenas de mensagens por dia ou utiliza a mesma conta do Whatsapp para resolver as pendências pessoais e profissionais, customizar as suas notificações de acordo com cada tipo de assunto pode ajudar na organização. Essa variação será útil para você diferenciar, por exemplo, quando chegar uma mensagem da sua família ou do seu chefe.

É só escolher o contato ou grupo que você deseja, clicar nos três pontinhos no canto superior direito, depois em “Ver contato” ou “Dados do grupo” e em sequência ir em “Notificações personalizadas” para escolher as opções que deseja.

3 – Trava de áudio

Mesmo com esta atualização tendo sido implementada em 2018, ainda não são todas as pessoas que conhecem esse artifício.

Na hora de evitar os famosos “textões”, os áudios são uma ótima forma de escapar. Portanto, se você pretende ficar alguns minutos gravando, pode ser incômodo ter que pressionar por todo esse tempo o botão do microfone.  Para isso, a plataforma disponibilizou um botão de trava. Acionando ele, você pode gravar por quanto tempo quiser enquanto realiza as outras tarefas do cotidiano.

É só clicar para começar a gravação e depois arrastar o dedo para cima até o cadeado que irá aparecer na tela.

4 – Mudar a fonte do texto

Modificar a fonte das mensagens pode ajudar a destacar uma parte do texto que você gostaria que o seu contato tivesse mais atenção ao ler. A função, pouco conhecida, exige um código específico. Coloque o texto desejado entre três acentos de crases no início e três no final. O texto já aparecerá mais espaçado antes mesmo de você enviar, conforme a imagem abaixo.

5 – Bloqueie a entrada em grupos

Especialmente para quem já não aguenta mais ficar sendo adicionado em vários grupos que não tem interesse em participar, o aplicativo tem uma opção bem fácil para evitar o incômodo. Basta ir novamente nos três pontinhos e em configurações. Depois, vá em “Conta”, em seguida “Privacidade” e, na sequência, em “Grupos”. Para finalizar, selecione quem poderá ou não adicioná-lo.

6 – Localização em tempo real

Essa aplicabilidade permite que você acompanhe ou compartilhe um trajeto em tempo real pelo próprio Whatsapp. Perfeito para aquele momento em que você precisa se encontrar com alguém no meio de um local lotado. Ele irá acompanhar toda a movimentação do usuário em raio de até 20 metros e pelo tempo determinado: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Para acessar, é só clicar no clip ao lado das mensagens, ir na aba “Localização”, definir as suas configurações e depois enviar ao destinatário.

Gostou das dicas e tem mais alguma para compartilhar? Envie as suas sugestões nas redes sociais da Newton que em breve divulgaremos mais por aqui.