18 de abril de 2024
Notícias

Erica: a primeira atriz robô da história do cinema

Por Geraldo Paim

Chegou o futuro previsto em filmes como “Star Wars”, “Eu, Robô” e “Blade Runner”. Pela primeira vez em todos os tempos, uma robô fará parte do elenco de um filme. Comandada por inteligência artificial, a humanóide se chama Erica e foi desenvolvida pelos cientistas japoneses Hiroshi Ishiguro e Kohei Ogawa. O longa-metragem protagonizado por Erica, é, claro, uma ficção científica. Intitulado simplesmente de b, conta a história de um cientista que tenta aperfeiçoar o DNA humano para ajudar uma robô criada por ele.

Com orçamento de US$ 70 milhões, a produção ainda não tem diretor e nem mesmo um elenco humano. Porém, Erica já fez algumas cenas.

Erica foi feita sob medida para atuar. Em suas programações, estão os princípios básicos da atuação. Sam Khoze, um dos produtores do filme, conta que na criação do robô, sessões individuais foram realizadas para simular características como movimentos e emoções. Conversas sobre sentimentos, treinos de agilidade motora foram alguns dos recursos utilizados no trabalho, de forma a elaborar uma linguagem corporal própria para a atriz cibernética. Confira abaixo a performance dela em um entrevista:

Erica atriz robô já possui até um perfil próprio no maior site informativo sobre filmes do planeta, o IMDB (Internet Movie Database). As filmagens de b devem ser concluídas somente no ano que vem.

Você também é apaixonado por tudo que envolve tecnologia? Conheça os cursos de Ciências Exatas da Newton. São várias opções para quem já está no futuro!