5 de outubro de 2022
Carreira Cultura Notícias

Descubra a melhor maneira de estudar por livro, apostila e videoaula

Por Luciana d’Anunciação

O tempo é algo precioso para qualquer estudante. E se você estuda sozinho, possivelmente convive com as seguintes dúvidas: qual é a maneira mais eficiente de estudar? Devo usar apostila, livro ou videoaula? Será que funciona combinar todos os recursos?

Para quem tem um plano de estudos organizado, tanto a videoaula, quanto os livros e apostilas podem ser ótimas ferramentas. A sua escolha deve levar em conta seu nível de aprendizado e sua familiaridade com a disciplina estudada. Conheça um pouco mais sobre estes recursos didáticos para que você possa aproveitar o potencial de cada um deles e se dar bem nos estudos.

Apostilas e e-books (PDF’s)

Ótimos para os temas sobre os quais que você já tem uma boa base ou que possuem poucos detalhes para serem fixados. Este tipo de material apresenta o conteúdo de maneira mais resumida e possui menos exercícios do que os livros. As apostilas e ebooks são excelentes materiais para revisões, porque é possível fazer anotações no próprio material. Outra vantagem, para quem acessa esses materiais pelo computador, é que é bastante simples encontrar o assunto que precisa revisar. E ainda há aplicativos que possibilitam grifar, sublinhar e escrever dentro do texto em formato PDF. Porém, para quem não tem o costume de estudar sozinho, ler apostilas e ebooks demanda paciência e esforço. E, por trazerem um conteúdo mais resumido, não se aprofundam nas disciplinas como os livros.

Livros

Estas publicações tradicionais possuem uma grande densidade de conteúdo, com informações claras, revisadas e detalhadas. Os melhores livros possuem ainda resumos e exercícios de fixação apresentados de forma didática, dos mais fáceis até os mais difíceis, muito úteis para quem estuda sozinho. Geralmente, contam com ilustrações, referências bibliográficas e indicações de leitura, que contribuem para enriquecer muito o seu estudo. Contudo, exatamente por serem mais extensos e abordarem os conteúdos de forma mais densa, os livros demandam mais paciência e tempo de estudos. Além disso, existem inúmeras opções de títulos disponíveis no mercado, de todas as disciplinas. Caso o professor não indique a bibliografia, é necessário pesquisar para descobrir quais os livros melhores e mais recomendados, de acordo com objetivo nos estudos.

Videoaulas

Recurso cada vez mais utilizado, devido à necessidade de ensino remoto neste período de pandemia de Covid-19, a videoaula tem como principal característica poder ser vista em qualquer lugar, de acordo com a infraestrutura e disponibilidade do estudante. Outra vantagem do vídeo é que você pode pausar, diminuir ou aumentar a velocidade, ir direto para a explicação que procura e rever o que não entendeu. Para um melhor aproveitamento das videoaulas, o ideal é que você faça anotações, resumos, exercícios ou mapas mentais, da mesma forma que faria numa aula presencial, para utilizar nas suas revisões. Por outro lado, estudantes sem organização e disciplina, tendem a procrastinar ainda mais com as videoaulas.

Para escolher qual é o tipo de material didático é mais adequado para você, procure conhecer seu perfil de estudante. A partir daí, separe cada material de acordo com a sua rotina de estudos: livros para quando o assunto for muito complexo; apostilas e e-books para assuntos mais simples e para as revisões; videoaulas para assistir quando o tempo disponível for mais escasso ou você quiser ter uma noção inicial do conteúdo ser estudado. Combinando o que há de melhor em cada uma das opções, você torna seu estudo mais dinâmico.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com a gente como você organiza seus materiais de estudo e quais estratégias utiliza para estudar!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments