Por Geraldo Paim
O Disney + chegou, em novembro, às telas do Brasil. O serviço de streaming já opera há um ano nos Estados Unidos, onde possui mais de 73 milhões de assinantes, e também em outros países. Aderindo ao formato on demand, a mega corporação segue a tendência da indústria do entretenimento. A expectativa é que cada vez mais opções do tipo surjam nos próximos anos.
Quem assinar a Disney + terá à disposição mais de 500 filmes, cerca de 7 mil episódios e outros programas. Conteúdos da própria Disney e de marcas como Pixar, National Geographic, da franquia “Star Wars”, da extinta Fox, adquirida pela Disney, e da Marvel. Adaptações de HQs da Marvel que foram levadas às telas por outros estúdios estão de fora do catálogo. Catálogo que conta com produções exclusivas, como o live-action original para A Dama e o Vagabundo. A plataforma vai apresentar também apenas para os assinantes a estreia da nova versão de Mulan, dia 4 de dezembro, e Soul, da Pixar, no Natal – lançamentos adiados devido à pandemia.
Apostando desde já em originais, o serviço disponibiliza 40 obras, dentre elas a série inspirada no sucesso “High School Musical: O Musical”. Já foram anunciadas produções baseadas em célebres franquias, como as da Marvel – WandaVision estreia em janeiro de 2021 – e Star Wars, que receberá um especial de fim de ano no formato Lego.
Recheando a grade, estão séries documentais sobre os parques da Disney e filmes que abordam temas relacionados às criações da companhia. Uma delas fala sobre casamentos com decorações temáticas inspiradas em Mickey Mouse.
Possibilidades
Os títulos trazem áudio e legenda em 17 idiomas, closed caption, legenda para os deficientes auditivos e audiodescrição, para deficientes visuais.
O valor inicial de assinatura da Disney + é de R$ 27,90 ao mês. O interessado tem a opção de testar a plataforma gratuitamente por uma semana.
Com perfil bastante semelhante aos concorrentes Netflix e Amazon Prime Video, o serviço permite, a cada assinatura, sete perfis, com exibição em 4 telas simultâneas. As listas de recomendados e favoritos também estão presentes. Perfis voltados à programação infantil podem ser criados. A plataforma bloqueia, automaticamente, quaisquer filmes indicados para outras faixas etárias.
Aos usuários será possível fazer download do conteúdo para o próprio dispositivo. A plataforma estará disponível também em Smart TVs, Apple TV, Chromecast, Playstation, XBox, celulares com sistema operacional iOS e Android, além de navegadores de computadores e tablets.
A promoção de lançamento oferece combos em parceria com outros serviços, como Globoplay, Bradesco, Next, Vivo e Mercado Livre. Uma boa opção para as crianças, que têm ficado mais tempo em casa devido ao isolamento social forçado pela pandemia, a Disney + prenuncia uma nova era: da proliferação de serviços de streaming para nichos específicos. A tendência é de cada vez mais conteúdo on demand à vista. Preparem-se!