28 de abril de 2024
Eventos Notícias

FISIOHOSP: após pandemia, Fisioterapia amplia sua importância na área da saúde

A Fisioterapia tem ampliado cada vez mais sua importância na área de saúde, especialmente após a pandemia. Estatísticas do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) de 2023, apontam que, atualmente, existem 240 mil fisioterapeutas no Brasil. Para contribuir com a valorização da profissão e promover interação entre diversos profissionais, o Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, vai realizar no dia 21 de outubro, no campus Silva Lobo, o FISIOHOSP. O encontro está sendo organizado diretamente pelos estudantes do curso, para reforçar, principalmente, a necessidade de trabalho conjunto entre médicos e fisioterapeutas.  A inscrição é aberta a qualquer profissional da áreas (veja informações abaixo).

O evento contará com palestras de profissionais renomados como: Marta Frois, especialista em Fisioterapia Oncológica, que vai falar sobre Cuidados paliativos e oncológicos na fisioterapia hospitalar; Lívia Áliva, pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar/Terapia Intensiva  e Fisiologia Clínica do Exercício UFScar 2022, com o tema  A Fisioterapia cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva; Gabriel Couto, CEO da GCA Distribuidora de Conteúdos e Preceptor da Especialização de Fisioterapia Respiratória com ênfase em Terapia Intensiva, irá discutir a respeito da Ventilação Mecânica. O que é e qual a sua importância?; Wigor Pereira, fisioterapeuta de hospitais como Luxemburgo, Madre Teresa e Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, trará para o debate o tema Orientação ao paciente pós-alta hospitalar. Sua importância e como realizá-la.    

A escolha dos temas e profissionais participantes do evento teve o objetivo de possibilitar a aproximação da teoria e da prática no dia-a-dia.  Para Guilherme Lima, vice presidente da Liga Acadêmica de Reabilitação Funcional e estudante de fisioterapiada da Newton Paiva e um dos organizadores, o evento visa unir os estudantes de medicina com os de fisioterapia e proporcionar trocas de experiências e conhecimento. Vão ser apresentados casos clínicos e reais, assim como a perpesctiva de quem já está na área há algum tempo. Segundo Paula Mota, coordenadora do curso de Fisioterapia da instituição, os alunos estarem à frente na organização do encontro é essencial para o desenvolvimento da formação profissional. Isso mostra que, enquanto educadores, estamos fazendo o que é certo. Eles estão vendo a importância de estarem ativos e participando de tudo, contribuindo na visão de prática clínica e de mercado” afirma ela.

A escolha dos temas e profissionais participantes do evento teve o objetivo de possibilitar a aproximação da teoria e da prática no dia-a-dia.  “Para crescer na carreira, é preciso estar sempre mais próximo dos atendimentos e conviver com outros profissionais, pois a medicina e a fisioterapia devem andar juntas”, acrescenta o estudante.

Serviço:

FISIOHOSP

Data: 21/10

Local: Auditório Silva Lobo, 1730

Inscrições:  https://www.sympla.com.br/evento/fisiohosp-unindo-saberes-no-ambiente-hospitalar/2155138 pelo Sympla e a venda acontecerá por lotes.

Valor inicial de R$25,00.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments