26 de abril de 2024
Notícias

Gestão pública: mercado em expansão, com salário competitivo

Por Luciana Sampaio

Talvez não exista hoje uma escolha tão difícil como a da profissão. Entre cursos da moda e outros, bastante específicos, há programas estratégicos como Gestão Pública, sob medida para quem deseja trabalhar como executivo ou sonha em ingressar no serviço público, por meio de um concurso, com a finalidade de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população a partir de um modelo de administração profissional e qualificada.

A formação é generalista e abrangente, com matérias que abordam temas de relevância nas áreas de Economia, Direito, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico. Administração e Tecnologia, entre outros, que são cada dia mais úteis para os gestores de instituições governamentais nas esferas municipal, estadual e federal, nos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, com um campo de trabalho diversificado, oferta garantida de vagas e média salarial bem superior à média nacional, para início de carreira.

Assim, o investimento se paga mais rapidamente, desde que o nível de qualificação do profissional e a experiência acumulada em estágios realizados ao longo dos dois anos de curso atendam às exigências do cargo ou área de atuação.

Na prática, o gestor público gerencia e supervisiona o orçamento e os programas públicos, elabora projetos e coordena equipes executivas, o que vai demandar conhecimentos nas áreas de licitações, parcerias público-privadas (PPP), governança e formação social e econômica do Brasil.

Necessário no setor público, o profissional também tem encontrado boas vagas na iniciativa privada, principalmente nas empresas que, de alguma forma, se relacionam com prefeituras, governos do Estado ou federal. Nesses casos, o conhecimento teórico e a visão apurada do gestor público são essenciais para a tomada de decisão e para o fechamento de contratos estratégicos.

Na Newton, o curso de Gestão Pública é oferecido na modalidade EAD, com duração de quatro semestres, o que também facilita a vida do profissional que já atua no setor, mas pretende aumentar o valor do seu “passe” na hora daquela tão sonhada promoção. Sem falar que, no serviço público, uma graduação conta pontos para o currículo do profissional e um plus no salário. Conheça o curso aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments