25 de abril de 2024
Notícias

Home office veio para ficar

Por Luciana Sampaio

Uma das “heranças” da pandemia de Covid-19 será o trabalho remoto. Segundo a pesquisa da consultoria Cushman e Wakefield, publicada pela revista Exame, 73,8% das empresas participantes pretendem instituir o home office como prática definitiva no país. O estudo ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no país. Deles, 25,4% afirmaram que a experiência do trabalho remoto é totalmente positiva e outros 59% acreditam que há mais pontos positivos que negativos nesse sistema.

Durante o período de teste forçado, realizado a partir de abril deste ano, as empresas detectaram que o sistema tem benefícios como redução de despesas com espaço físico de escritórios e ganhos de produtividade levando em conta a jornada de 8 horas diárias que, na prática, cai pela metade com o tempo de deslocamento de ida e volta para o trabalho. O bem-estar do funcionário, ao ter mais autonomia no gerenciamento do tempo, ficando um período maior com a família, inclusive, é um ganho importante.

Na outra ponta, os profissionais, mesmo pegos de surpresa, também aprovaram a novidade, como demonstra o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Bávaro para Transformação Digital (BITD), segundo o qual dois terços dos funcionários gostariam de continuar no sistema de trabalho remoto, após a pandemia de Covid-19. 

Para render os melhores resultados, é importante adequar o ambiente da casa. A organização de um espaço de trabalho dentro de casa e o cuidado com a segurança e com o sistema de comunicação são essenciais para que o empregado consiga entregar o serviço com a qualidade esperada pelo cliente.

Lembramos aqui de algumas dicas interessantes: 

  1. A ergonomia dos móveis (mesa e cadeira) é fundamental para proteger a saúde;
  2. A conexão com a internet precisa ser segura. Especialistas recomendam a WLAN fechada ou a VPN (Rede Privada Virtual);
  3. O computador deve permanecer em local seguro e bloqueado, quando não estiver em uso pelo responsável;
  4. Caso mais pessoas trabalhem com o mesmo equipamento, os acessos devem ser protegidos por senhas distintas;  
  5. Um backup semanal, em HD externo, é fundamental para garantir a segurança dos dados e informações;
  6. O trabalho na nuvem tem fácil acesso, mas a segurança deve ser priorizada pela empresa contratante;
  7. Ferramentas para reuniões online vão continuar em uso. Escolha a que melhor atende as necessidades da equipe.

Está trabalhando em home office? Compartilhe com a gente quais dicas você considera imprescindível para executar um bom trabalho remoto!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments