29 de maio de 2024
Notícias

InformaCão: projeto da Newton visa mitigar o abandono animal e cria cadeiras de rodas para pets deficientes

De acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil (IBP), o país tem cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos. Quando se trata de cães e gatos que possuem alguma deficiência, esse número pode dobrar. O projeto InformaCão, iniciativa do Centro Universitário Newton Paiva, tem como uma de suas atividades o desenvolvimento de cadeiras de rodas e próteses para animais com tutores de baixa renda. Isso diminui o número de abandono e melhora a qualidade de vida dos bichinhos.

Segundo Leonardo de Rego Nery Alves, coordenador e idealizador do projeto, tudo começou por meio de uma atividade feita com os alunos da primeira turma da veterinária (2015). “Após passar por transformações, o InformaCão atua hoje também com outras duas formas de trabalho: atendimento veterinário para tutores carentes financeiramente e terapia assistida de pessoas com apoio de animais”, explica.

Em 2021, o projeto iniciou o banco de dados e, mesmo sendo um ano de pandemia, conseguiu realizar 31 atendimentos. Além disso, foram produzidos 10 abrigos a partir de caixas de leite e de suco descartadas e três cadeiras de rodas. Por sua vez, no ano seguinte foram atendidos 50 animais, sendo quatro destes cadeirantes.

O público alvo do InformaCão é a sociedade como um todo, dando preferência para tutores menos favorecidos financeiramente. “Procuramos diminuir o abandono de animais e ajudá-los a ter uma vida mais saudável”, conta. Além disso, os cidadãos acolhidos em instituições podem realizar terapia e receber cuidados multiprofissionais dentro de uma proposta em Saúde Integrada.

Para conhecer o projeto acesse: https://www.instagram.com/informacao_medvet/.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments