25 de abril de 2024
Institucional Notícias

Newton investe em tecnologia para capacitar profissionais de odontologia

A tecnologia tem se tornado uma aliada cada vez maior na área da saúde. Segundo o relatório Accenture Digital Health Technology, publicado este ano, 81% dos executivos da área afirmam que o ritmo de transformação digital em suas empresas está acelerado. Essas mudanças afetam todos os campos, inclusive o da odontologia, no qual as novas tecnologias têm contribuído para facilitar o trabalho dos profissionais e aumentado o conforto dos pacientes.

Diante deste cenário, as instituições de ensino têm direcionado investimentos para oferecer aos profissionais do futuro a capacitação necessária para atender às novas demandas. A Newton tem sido pioneira na utilização da tecnologia como ferramenta didática na graduação. A estratégia é usufruir da estrutura já disponível no FabLab da instituição, que oferece um conjunto de máquinas e impressoras que permite o desenvolvimento de protótipos de forma mais rápida e de baixo custo. Nos últimos dias 29 e 30 foi realizada uma demonstração para os estudantes de odontologia, que tiveram o primeiro contato com impressoras 3D de biomodelos.

“Esses equipamentos permitem a impressão de resinas e filamentos com alta precisão. Por isso, são grandes aliados nos diagnósticos e demais atividades laboratoriais”, explica o professor Vitor Francesconi. Ele cita como exemplo de aplicação, a confecção de modelos para tratamentos ortodônticos (que utilizam aparelhos móveis ou fixos). Objetos que contribuem para o planejamento do procedimento e ainda permitem ao paciente a melhor visualização e compreensão do tratamento.

Segundo o professor, a impressora está à disposição dos docentes e alunos da instituição como uma ferramenta para ser utilizada nas aulas práticas. “É um grande diferencial para os estudantes, que têm a oportunidade de experimentar ainda na graduação um pouco da interação tecnológica que está em plena expansão na área da odontologia, e com certeza será decisiva ao longo da carreira deles”, completa Vitor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments