• 7 de agosto de 2022

O poder sensorial dos perfumes no bem-estar

 O poder sensorial dos perfumes no bem-estar

Por Fernanda Nazaré 

Os produtos que apoiam o bem-estar estão com alta demanda. De acordo com a empresa de consultoria de mercado McKinsey, o mercado de saúde e bem-estar deverá crescer de 5% a 10% ao ano até 2025.  A empresa divulgou uma pesquisa em abril deste ano com cerca de 7.500 consumidores em seis países, dos quais 79% disseram acreditar que o bem-estar é importante e 42% o consideram uma prioridade. 

Ainda segundo o artigo Feeling good: The future of the $1.5 trillion wellness market (Sentindo-se bem: O futuro de 1.5 trilhão de dólares no mercado de bem-estar) publicado no site da consultoria, estima-se – como diz o próprio título – um mercado global de bem-estar em mais de US $ 1,5 trilhão, com crescimento anual de 5 a 10 por cento. Houve um aumento no interesse do consumidor principalmente porque os gastos com bem-estar pessoal voltaram a crescer depois de diminuir durante a crise da COVID-19, por retração econômica. 

Um cheiro e um abraço 

A empresa especializada em fragrâncias, a International Flavors & Fragrances (IFF), divulgou, em setembro último, o programa Science of Wellness (Ciência do Bem-Estar), resultado de mais de 40 anos de pesquisa em fragrâncias e seu impacto no bem-estar, com reais benefícios emocionais, cognitivos e físicos, feito com um mix de neurociência, percepção do consumidor e inteligência artificial. 

Os aromas impactam diretamente nas sensações de bem-estar (ou o contrário) por ativar o sistema límbico, uma região do cérebro ligada ao olfato que também é conhecida como “o coração da mente”. Com isso, em média 75% das nossas emoções diárias estão relacionadas com os cheiros que sentimos

No estudo feito pela IFF em 2020, 87% dos participantes – do total de 20 mil consumidores – relataram preferência por fragrâncias com benefícios emocionais e físicos. Assim como as cores no design podem despertar vontade como laranja com vermelho dar vontade de comer hambúrguer e cachorro-quente, verde a comidas naturais e embalagens azuis se referirem à frutos do mar; com os perfumes existe esse mesmo tipo de associação. A baunilha é associada à infância, almíscar para sentimentos limpos ou reconfortantes e notas cítricas ou frutadas para energia e vitalidade. 

Em tempos de isolamento social e pandemia, a fragrância que poderia ajudar na carência por um abraço existe! As notas aromáticas da fragrância musk é famosa na perfumaria por trazer a sensação de ser envolvido, quase um envelopamento de como quando alguém te abraça por ter um “fundo” de cheiro de pele, contribuindo para uma sensação aveludada e tranquila. 

Aqui na Newton Paiva, este mundo do bem-estar, do despertar dos aromas e produção cosmética pode ser desbravado através de curso de Pós-Graduação em Cosmetologia Estética e Clínica, onde você se capacitará para selecionar, indicar ou prescrever os produtos cosméticos e as tecnologias mais adequadas ao tratamento personalizado.  

Newton

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