19 de abril de 2024
Notícias

O que considerar diante de uma oferta de emprego?

Por Leilane Stauffe

Sabemos que ser precipitado no momento de mudar de emprego não é uma boa solução para quem procura segurança e felicidade nas escolhas profissionais. Sabemos também o quanto é ruim se perguntar, depois de algumas semanas no novo emprego, se cometemos um erro ao mudar de empresa. Diante desse cenário com o qual profissionais se deparam em algum momento da carreira, separamos alguns pontos que precisam ser avaliados com cautela e atenção antes de aceitar uma nova oferta de atuação. Afinal de contas, engana-se quem pensa que saber apenas o salário é o suficiente, não é mesmo?

1. A responsabilidade da vaga traz ânimo a você?

Se você é quem está em busca de novas oportunidades, deve avaliar quais fatores o motivam nessa busca e, em seguida, ponderar se a nova oportunidade é desafiadora como você gostaria que fosse. Analisar esse aspecto reflete muito na seguinte possibilidade: aceitar um emprego que não o motive pode fazer com que você apenas transfira as suas insatisfações de lugar.

2. Informe-se sobre as condutas da instituição

É fundamental analisar os materiais disponíveis sobre a empresa para compreender aspectos como valores que a organização considera importantes, condutas, avaliação de funcionários, horários de trabalho e plano de carreira.

3. Busque clareza em relação às expectativas

Durante a proposta ou o processo seletivo, converse com recrutadores e gestores sobre as expectativas que você tem em relação ao trabalho e que a empresa também tem em relação a você. Esse alinhamento traz para o centro da conversa a clareza necessária sobre os desafios que estão por vir com o seu cargo e se eles são compatíveis com as suas expectativas.

4. Saiba como será seu horário de trabalho e a comunicação fora do seu expediente

Também relacionado às expectativas e aos acordos, esse ponto tem ganhado destaque cada vez mais nas relações de trabalho, especialmente depois da chegada da pandemia, do home office e do uso dos celulares particulares para tratar assuntos profissionais. Nesse contexto, é necessário entender de que forma a gestão encara a jornada de trabalho e qual é a conduta adotada pela empresa; por exemplo, se é esperado que você esteja disponível para atender ligações, responder mensagens e e-mails fora do horário de trabalho.

5. Analise o índice de rotatividade da empresa

Se estiver em dúvida se deve ou não aceitar a vaga, se a empresa possui mesmo um ambiente saudável para se trabalhar, um ponto interessante para ser observado é o índice de contratação e demissão. Caso os funcionários estejam constantemente entrando e saindo da empresa, você deve refletir e observar quais seriam os motivos pelos quais as pessoas não querem ficar ali.

Pensando na importância das boas práticas e condutas no mercado de trabalho, a Newton oferece consultoria em carreiras para seus alunos. Para conhecer, acesse https://www.newtonpaiva.br/carreiras.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments