20 de abril de 2024
Notícias

O que fazer em casa durante férias?

Por Leilane Stauffer

As férias de janeiro do recém-chegado 2021, para grande parte dos universitários, serão diferentes. Se nos anos anteriores, a programação incluía passeios, viagens com amigos, encontros grandiosos com famílias, sol e mar, neste ano o cenário é outro. Com a pandemia do novo coronavírus, que ainda não chegou ao fim, a recomendação é manter-se em casa o máximo de tempo que for possível.

Pensando nisso, que tal curtir as férias em segurança e espairecendo a mente em casa? Compartilhamos algumas ideias com você para os dias de descanso. Confira:

1. Clube virtual do livro

Por que não viajar sem sair do lugar? É o que os livros e as narrativas contidas neles nos proporcionam! Melhor ainda é ler com pessoas que compartilham o prazer da leitura. Com amigos ou com a família, é possível escolher livros ou capítulos de livros, semanalmente, para ler. Na sequência, é só combinar uma videochamada para compartilhar as impressões sobre a obra. Com o clube virtual do livro, temos, no mínimo, três benefícios: estimulamos a nossa imaginação e a criatividade por meio da leitura, aumentamos o repertório cultural e mantemos contato com a galera.

2. Jogos online

Essa dica é para quem já está com saudade da diversão com os amigos. Sites e aplicativos disponibilizam jogos online para disputas saudáveis em grupo. É o caso, por exemplo, do famoso Stop, ou adedanha, que fez parte da infância e adolescência de tantas pessoas. No site StopotS, é possível criar a sala virtual, elencar as categorias e conferir quem acerta mais palavras a partir das letras sorteadas. O jogo tem versão disponível para web e aplicativo (para sistemas Android e iOS).

Outra opção é o jogo de conhecimentos gerais que caiu nas graças dos internautas anos antes da pandemia. Perguntados, disponível por aplicativo em versões para Android e iOS, lança perguntas para os desafiados sobre Artes, Ciência, Esportes, Entretenimento, Geografia e História, áreas de conhecimento que são representadas por um personagem. Funciona assim: os participantes podem propor duelos com seus contatos. Ao desafiar um amigo, a ideia é pontuar e conquistar o maior número de “personagens” possíveis, mostrando em quais áreas você é craque.

Outro jogo coletivo famoso e que já reuniu muita gente em volta do tabuleiro é War. Com as mesmas regras de dominação global, a versão  virtual pode ser encontrada no jogo Risk, disponível tanto para Android quanto para iOS. Pelo aplicativo, é possível criar batalhas contra os amigos que estiverem online.

3. Aventurando-se na cozinha

Para quem quer dar uma pausa nas telas, na internet e nos recursos tecnológicos, uma boa opção é testar alguma habilidade na cozinha. Estudos, inclusive, apontam que cozinhar incentiva pensamentos positivos, alivia o estresse e melhora a capacidade de organização e de planejamento. O consumo de conteúdos relacionados à gastronomia nas redes sociais aumentou durante a pandemia e a estimativa é que, pelo menos, um terço dos brasileiros passou a cozinhar desde o início do distanciamento físico.

Se você curtiu essa ideia de se aventurar pelos sabores e amoras, mas não tem grandes habilidades na cozinha, não precisa propor algo muito elaborado. Começar com um bolo ou uma sobremesa pode ser uma ótima experiência.

Tem alguma sugestão de passatempo para aproveitar durante as férias? Compartilhe com a gente!