20 de abril de 2024
Notícias

A gratidão faz bem para o cérebro: pratique!

Por Geraldo Paim

O ano de 2020 não foi fácil. Não há como fingir que foi. Foi sim, um ano difícil e ficará marcado na história por isso. Mas isso não significa que você não possa ser grato pelo que conquistou até aqui. A gratidão, inclusive, é uma chave fundamental para atrair boas energias no ano de 2021 que já está aí. É possível fazer uma retrospectiva dos fatos positivos do seu ano? Agradecendo por eles, você cultiva e atrai as boas energias para você.

O sentimento de gratidão desperta determinado estado emocional e vibracional. Esse estado é sentido no corpo e também ao redor. Baseados na lei universal da atração, segundo a qual todas as coisas iguais se atraem, esse astral positivo proporcionado pela gratidão vai reverberar onde você estiver. O resultado é a sincronicidade e a atração de good vibes nos seus ambientes.

Em uma cabeça agradecida não cabem pensamentos negativos. Nossa tendência é trazer os sentimentos ruins para o campo racional, refletindo e os mantendo ativos na mente, impactando na nossa disposição. A gratidão pesa essa balança e é capaz de proporcionar equilíbrio.

O sentimento de gratidão passa uma ideia subjetiva, relacionada à vida, ao todo. Mas exercitar a gratidão com coisas objetivas ajuda a perpetuar esse estado. E não precisamos necessariamente mostrar gratidão a grandes coisas, a fatos e conquistas excepcionais ao nosso dia a dia. Agradecer pelo mais simples, por aquilo que nos é corriqueiro e comum, proporciona também uma visão leve e otimista para todos os movimentos com os quais é preciso lidar durante o dia. 

Gratidão funciona, mesmo se não compartilhada

Compartilhar o sentimento de gratidão é maravilhoso. Seja com quem nos proporcionou o fato que a gerou ou com qualquer pessoa, emanar essa força perpetua ainda mais a energia positiva. Mas, se você for do tipo reservado, não se preocupe. O efeito também é benéfico mesmo que você não expresse o sentimento com os outros. Só o impacto dela já provoca consequências benéficas. Mesmo frente a respostas desfavoráveis, a reação de uma mente agradecida é de mais compreensão e coragem.

Pesquisa confirma

O psicólogo norte-americano Robert E. Emmons é o maior estudioso de gratidão do planeta. Ele realizou, ao lado do colega Mike McCullough, uma pesquisa sobre o assunto na UCLA, onde Emmons leciona, e no Departamento de Psicologia da Universidade de Miami. No projeto, os voluntários participaram aleatoriamente de três tarefas.

Eles mantiveram um diário a cada semana. Os participantes de um grupo descreviam as coisas pelas quais eles eram gratos; os do outro grupo registravam aquilo que os fazia se sentirem pressionados; o terceiro grupo apontava eventos neutros. Aqueles que escreviam sobre gratidão se sentiram 25% melhores que os demais grupos.

Segundo o Mindful Awareness Research Center (Centro de Pesquisas de Consciência Consciente) da UCLA, expressar gratidão com frequência altera a estrutura molecular do nosso cérebro, mantendo a massa cinzenta levando à sensação de felicidade e saúde. 

Diário da gratidão

Que tal começar o novo ano, praticando a gratidão com pequenos atos?

Especialistas do ramo indicam a escrita como um porta de entrada para esse delicioso caminho. Separamos alguns pontos que podem estimular você nesse propósito:

  • Separe um caderno ou uma pasta no seu computador para essa finalidade.
  • Diariamente, no horário de sua preferência, liste entre 4 a 10 coisas pelas quais você é grato por ter em sua vida. Pode ser de manhã, ao acordar, logo depois do expediente, ou antes de dormir. Você escolhe!
  • É legal escolher um número certo de pontos para registrar diariamente, porque automaticamente você vai passar a notar ao redor mais e mais coisas que merecem sua atenção. Se quiser, acrescente observações ou até desenhos sobre cada uma das citações. A lista pode englobar sucessos específicos em projetos profissionais, pessoais ou mesmo condições básicas do ser humano e da vida – aquelas coisinhas que a gente mal repara, mas que não vive sem.
  • A representação visual do que é positivo em sua vida fortalece a sensação de gratidão. Ao ler a lista, tendências negativas crescentes na sua mente são interrompidas. Você pode até recorrer a esse diário quando estiver passando por um momento difícil.

Com certeza, enquanto lia esse texto, sua cabeça já enumerou diversas coisas pelas quais você é imensamente agradecido no ano de 2020, apesar de tudo. Vamos começar?

Crie uma retrospectiva pessoal e positiva e agradeça por ela. É a melhor maneira de atrair esperança para o amanhã.