24 de setembro de 2022
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Ops! Houve uma falha de comunicação? Saiba como evitar este erro

Por Fernanda Nazaré 

Comunicar não é apenas a habilidade de informar algo a alguém, vai muito além disso. Afinal, se o que se tem a intenção de comunicar não é compreendido, do que vale ter elaborado e passado a mensagem adiante?  

Tão importante quanto comunicar é saber se expressar de forma que o conteúdo da informação seja compreendido de forma correta, que seja efetivo. Por que estou falando isso? Minha intenção com este texto é mostrar como desenvolver sua comunicação interpessoal – mas para isso eu tenho que também fazer com que você entenda a minha mensagem.  

Desenvolver essa habilidade pode ser até mais importante do que ter um alto nível acadêmico. Você já passou pela experiência de ter a aula com um professor superinteligente, mas ainda assim, não conseguia entender muito bem aquela disciplina? Talvez aquele assunto não seja o seu forte mesmo, mas também pode acontecer da informação estar sendo transmitida de maneira equivocada. É aquela típica frase: “O tal professor é bom, mas não tem didática”. Essa questão não se aplica apenas a professores, mas sim a tudo, incluindo sua vida pessoal e profissional. 

Aqui, no caso, saber se relacionar com as pessoas do ambiente de trabalho, ser habilidoso na maneira de se comunicar fará toda a diferença na sua carreira e na empresa onde você trabalha – e, claro, isso será notado pelo seu chefe.  

Contra fatos – científicos – não há argumentos  

Um estudo publicado na Harvard Business Review, de 2009, afirma que empresas com comunicação efetiva dão 47% mais lucro em um período de cinco anos. Muito disso se deve ao desenvolvimento da comunicação interpessoal e trabalhos que valorizam esse relacionamento com seus funcionários e clientes.  

Você pode ter bons resultados em um projeto, por exemplo, lançando mão de vários artifícios da comunicação como usar a emoção para persuadir, explicar para motivar ou até chocar para aguçar o interesse. Reparou que usei um monte de sentimentos e modos de se expressar, sendo que sempre tem algum ligado ao outro? Pensar assim, estrategicamente na maneira de falar, é desenvolver a habilidade de comunicação interpessoal.  

Espera! Não é só isso… 

Preste atenção. Não apenas neste texto, já que estou me esforçando estrategicamente para que você capte a minha mensagem (hehe), mas o “preste atenção” aqui também foi um conselho para ter uma boa comunicação interpessoal. Para poder passar a mensagem adiante, você tem que compreendê-la bem de modo que consiga repassá-la sem mudar o contexto, o significado.  

E tem mais, quem não gosta de perceber que realmente está recebendo a atenção de alguém? Ao conversar com um colega de trabalho, fique atento ao que ele está falando, mostre interesse. Às vezes, isso vai te exigir um pouco de paciência, mas vale à pena, pois é um esforço com o resultado ganha/ganha. Ou seja, você ganha a simpatia daquele colega por fazê-lo sentir prestigiado e as informações da conversa podem te valer futuramente, até mesmo para conhecer a personalidade de quem está trabalhando ao seu lado. Toda informação é válida. Portanto, além de pensar antes de se comunicação, seja também um exímio observador.  

Se você quer desenvolver mais habilidades pessoais ou se interessa por essa área de trabalho, confira os cursos de Gestão de Recursos HumanosGestão da Qualidade e Imagem profissional e Habilidades Interpessoais.   

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