20 de abril de 2024
Notícias

Outubro Rosa Pet: Atendimento gratuito busca prevenir o câncer de mama neste sábado

Outubro está fixado como o mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama também em Pets. Afinal, estudos apontam que uma em cada cinco fêmeas podem desenvolver um nódulo. Atento a importância da conscientização, o Centro Universitário Newton Paiva participa, pelo segundo ano consecutivo, da Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia. Em união com outras instituições, realizará no próximo sábado, dia 22 de outubro, a partir das 9 da manhã, atendimentos e orientações para toda a comunidade gratuitamente. 

O veterinário Eudes Otoni Martins Filho, responsável técnico, explica que os profissionais da clínica escola de medicina veterinária realizarão os atendimentos por ordem de chegada. “Já desenvolvemos este trabalho anteriormente e é muito importante para prevenção e orientação.  Se necessário, o animal será encaminhado para o tratamento “, explica. E reforça também a importância da castração logo após o primeiro cio, pois 70% das cadelas não castradas podem desenvolver este tipo de câncer.

Causas, prevenção e tratamento

De origem hormonal ou hereditária, a castração antes do primeiro cio reduz para apenas 1% o risco dos desenvolvimentos dos tumores nas mamas. Se a castração for feita até o terceiro cio, a proteção é menor, mas existe. Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% são malignos. A castração precoce em felinas reduz em 91% as chances de ocorrência de lesões de mama. Mas também devemos ficar atentos aos machos, pois apesar de pouco comum, também podem ser acometidos. 

Para o exame, o tutor deve posicionar o animal de barriga para cima de modo que seja possível examinar todas as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume. O exame deve ser realizado periodicamente através da palpação. “Essa avaliação de toda a cadeia mamaria, é muito eficaz para o tratamento precoce, que inclui primeiramente uma biopsia, cirurgia ou quimioterapia”, pontua.

Na Clínica Escola de Medicina Veterinária Newton parte do tratamento poderá ser realizado, afinal, possui estrutura para atendimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos animais, com uma equipe de professores e profissionais especializados em inúmeras áreas. Além de equipada, possui espaço para internações, sala de observação e blocos cirúrgicos com tecnologia avançada para a realização dos procedimentos. Também são realizados exames laboratoriais, equipamentos anestésicos inalatórios, equipamentos de monitoração trans e pós-cirúrgico, circuitos de oxigenação, ar comprimido e é claro, aquele carinho excepcional que todo Pet merece e a baixos custos.

Serviço:

Orientação Outubro Rosa Pet Newton Paiva

Inscrições: 22 de outubro

Horário: Das 9 às 14 horas 

Endereço: Rua Marechal Foch, 15 – Grajaú, Belo Horizonte 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments