Por Luciana d’Anunciação
Você sabia que instituições de ensino que oferecem a modalidade de eduação a distância podem contar também com polo de apoio presencial? Estes espaços, que demonstram a qualidade da instituição, são fundamentais para o desenvolvimento dessa parceria pedagógica entre o aluno e a faculdade.
O polo presencial EAD deve ser credenciado e atender as exigências do Ministério da Educação. Para auxiliar os estudantes em diferentes demandas, o espaço deve dispor de profissionais e toda a infraestrutura pessoal, física e tecnológica necessária.
É neste local que o estudante participa das atividades presenciais do curso, como aplicação das avaliações, e é atendido pela equipe administrativa, acadêmica e financeira. É o espaço onde o aluno pode ainda esclarecer questões burocráticas e pedagógicas, resolver dúvidas e problemas no ambiente virtual de aprendizagem.
Os polos de apoio presencial EAD precisam ter bibliotecas, locais de estudo e laboratórios com internet, para fornecer o espaço físico adequado para que os alunos assistam às aulas online e conferências oferecidas pelo curso, especialmente para aquele estudante que não consegue acessar o conteúdo online outra forma. Além disso, é no polo presencial que o estudante pode tirar todas as dúvidas antes, durante e depois da graduação, por meio de atendimento personalizado.
Os estudantes de graduação e pós-graduação podem resolver no polo EAD demandas como: solicitação de assinatura de estágio; entrega de documentação e de relatório de estágio; esclarecer dúvidas sobre pagamento, boleto, problemas financeiros em geral; atualizar dados; entregar e apresentar TCC; realizar provas, testes, avaliações; retirar certificado de conclusão do curso, diploma e histórico escolar, entre outros serviços.
Aproveite e conheça os cursos a distância da Newton aqui: newtonpaiva.br/cursos/ead
E você, já teve alguma experiência positiva com polos presenciais em EAD? Compartilhe com a gente!