19 de abril de 2024
Notícias

Passos para uma transição de carreira segura

Por Leilane Stauffer

A chegada de um novo ano costuma acender algumas perspectivas. Nessas épocas, entre a virada de um ano para o outro, as pessoas têm o hábito de refletir e pesar na balança quais caminhos trilhar, o que mudar e planejar para os meses futuros. Quando a vida profissional está na pauta, um dos assuntos que desperta atenção e dúvidas em muitas pessoas é a transição de carreira.

Em 2020, especialmente, com tantas mudanças de rotinas, impactos financeiros e profissionais por conta da pandemia do novo coronavírus, a reflexão tem sido observada no mercado de trabalho, seja por conta de imprevistos como o desemprego causado pela situação econômica que o país atravessa, por alguma insatisfação com a posição atual que o profissional ocupa ou pela necessidade que sente de ter novas experiências.

Se você se encaixa em uma dessas situações, antes de tomar a decisão pela mudança de carreira, é preciso se planejar. Por isso, separamos três passos interessantes para você considerar e, quem sabe, se dedicar a eles. Acompanhe:

Planejamento financeiro

Talvez, o passo mais elementar e um dos mais decisivos para que a transição de carreira seja feita de forma segura e consciente é ter planejamento financeiro. Isso porque, nem sempre, as nossas expectativas correspondem à realidade. Em um cenário incerto, o planejamento financeiro é fundamental para sustentar o padrão de vida familiar e previne problemas na área econômica. Não podemos descartar a hipótese de que, durante esse período, a sua nova posição pode não ser de destaque imediatamente.

A reserva de emergência é indicada, especialmente, para essa situação. Para ter uma base, especialistas aconselham a situação hipotética de que você se considere desempregado, ao construir a reserva de emergência. Ou seja, é indicado juntar o valor do que você gasta, mensalmente, e multiplicar por 12, que corresponde a 12 meses. Isso inclui todas as contas previstas no seu orçamento, alimentação, lazer. Se for possível levantar esse valor antes do período esperado, a sua reserva pode estendida e até maior.

Mapeie suas competências

Para saber onde estamos e onde queremos chegar, o discernimento deve ser o nosso primeiro companheiro. Por isso, mapear as competências, reunindo seus conhecimentos e experiências, vai fortalecer o seu repertório e gerar mais segurança no momento de buscar vagas e se candidatar às oportunidades.

Fique de olho nas oportunidades

Observar as dinâmicas do mercado é muito importante. Por elas, é possível entender como o seu perfil se aplica ou pode ser adequado às oportunidades. Outro ponto é ter disciplina para se dedicar, diariamente, na pesquisa e aplicação às vagas. Nesse momento, é hora também de imprimir a sua personalidade nos contatos que serão feitos, demonstrando interesse e atenção.

Você está nesta jornada? O que tem sido importante para você nesse processo de transição de carreira? Compartilhe com a gente!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments