25 de setembro de 2022
Notícias Tecnologia

Por que sua empresa precisa passar por uma transformação digital?

Saiba como o desenvolvimento de app pode elevar o patamar de competitividade no mercado

Por Geraldo Paim

O aplicativo deixou de ser um acessório para ser o carro chefe de vários negócios. Ainda é cedo para considerar a tecnologia item básico do ramo empresarial, uma vez que a transformação digital de muitos setores ainda está em curso. Por isso mesmo, quem tiver o insight e investir em um app vai figurar no pelotão de frente, seja qual for o mercado.

O grande “pulo do gato” em oferecer um aplicativo ao seu cliente é revolucionar completamente a relação com aquele consumidor. A partir de agora, não é apenas sobre o produto, é sobre a empresa. Até por isso, é preciso repaginar gestão e valores internos, porque todo o posicionamento da marca conta para quem está comprando. O aplicativo é um trunfo desse momento, porque pode proporcionar experiências únicas aos clientes e gerar valor na relação consumidor/marca.

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Cerca de 170 milhões de brasileiros possuem, no mínimo, um smartphone. Só ficamos atrás da China e da Coréia do Sul! Usamos muito também: em média 3h e 45 minutos por dia.

A pesquisa que revelou estes dados foi realizada pela consultoria App Annie, referência em relatórios sobre tecnologia. Também segundo o estudo, o país fica em 3º no tempo gasto em apps de compra, perdendo apenas para a Índia e a Indonésia.

Ou seja, as portas estão abertas. É só começar. E como incluir o acessório na vida da empresa? Siga esses tópicos e entenda o passo a passo dessa transformação:

O que você quer?

Sim, é muito mais que um app. É necessário repensar os resultados do seu negócio A tecnologia é ampla e conectada. Não dá para encomendar um app e realizar o resto das atividades de forma analógica. A nova realidade vai exigir toda uma atualização dos processos internos. Senão, a tecnologia vira um problema, não é?

Pergunte-se: por que você precisa do app?

  • Conquistar novos clientes?
  • Alcançar a concorrência?
  • Reduzir a base de custos?

A transformação digital tem que ter um propósito.

Alinhe a tecnologia internamente

Como dissemos acima, a transformação digital só terá sucesso com a integração de todos os processos.

Para começar, as perguntas a serem feitas devem ser baseadas nas expectativas dos clientes, fornecedores e colaboradores. Com isso, você vai acabar caindo em CRM (Customer Relationship Management, que automatiza o relacionamento com o cliente), ERP (Sistema Integrado de gestão empresarial, que centraliza e integra todos os processos de uma organização), sistemas de gestão e otimização de contabilidade.

Procure envolver seu time nessa transformação. A digitalização vai valorizar as habilidades dos seus funcionários, gerar economia e aumentar a produtividade. Ao contrário do que pode parecer, digitalizar as operações da empresa vai resultar em humanizar as relações dos funcionários com os objetivos da empresa. Isso porque vai livrá-los da maior parte das atividades braçais e mecânicas, estimulando interações e participações mais orgânicas e transparentes.

Consequentemente, acontece uma mudança também no comportamento profissional de cada empregado. Essa mudança vem de cima pra baixo, não tem jeito. É fundamental que a gestão defina a estratégia de implantação da transformação digital na empresa.

O cargo de Chief Digital Officer (CDO), “chefe digital”, tem sido bastante requisitado no mundo corporativo. Quem está nessa função, fica incumbido de adotar tecnologias digitais em todos os departamentos, em busca de novos negócios, fluxos de receita e melhoria no atendimento ao cliente. Ainda que a adequação tecnológica aconteça de forma gradual (e é ideal que seja assim), é importante a mobilização de todo o quadro.

Defina qual tecnologia

Algumas empresas montam um time de T.I., outras terceirizam. Algumas escolhem programas gratuitos, outras desenvolvem os próprios. Parece clichê, mas a melhor tecnologia é a que tem a ver com o seu negócio. Claro que a tecnologia não vai operar sozinha, ela precisa ser inserida integralmente em todos os processos do escritório. Senão, de duas, uma: ou vai virar um elefante branco e caro ou será explorada no mínimo de sua capacidade. Um desperdício! Nessa missão, uma comunicação interna eficaz faz toda a diferença. O desenvolvimento de aplicativos significa conectar empresas, marcas, produtos, serviços e negócios diretamente com o público.

Contudo, é impossível obter bons resultados com aplicativos próprios da empresa sem passar por essa transformação digital. A tecnologia possibilita práticas saudáveis para qualquer negócio:

  • Experimentar linguagens de forma leve, criando uma experiência singular e exclusiva para o cliente;
  • Se aproximar e ouvir o consumidor, aprendendo a falar a língua dele;
  • Olhar para dentro de si, da própria empresa, se conhecendo, se reciclando e se reinventando.

Ah, mais uma coisa a respeito da transformação digital: ela não para, tá? Uma vez digital, sua empresa vai precisar se atualizar constantemente. É que, como você deve perceber, a tecnologia evolui rapidamente. Mais um motivo para não esperar o futuro. Ele muda a cada dia.

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